Home > Gestão de Pessoas > Entenda o conceito de recrutamento misto e suas principais características

Entenda o conceito de recrutamento misto e suas principais características

iStock / Getty Images Plus / PeopleImages A principal vantagem de aplicar um recrutamento misto está no acesso a uma amostragem maior e mais completa de possíveis candidatos.

O chamado recrutamento misto é uma política de Recursos Humanos (RH) para a contratação de novos colaboradores, na qual a empresa considera profissionais internos e externos para preencher os cargos disponíveis.

Para compreender como funciona este conceito, é preciso entender que os profissionais externos são aqueles que estão no mercado em busca de uma colocação profissional, enquanto os internos são aqueles que já trabalham para a empresa e têm interesse em mudar de setor, subir de cargo ou enfrentar novos desafios dentro da organização.

Por que adotar o recrutamento misto?

As principais vantagens do recrutamento misto estão na ampla possibilidade de encontrar profissionais ideais para cada tipo de cargo. No âmbito do recrutamento e seleção internos, destaque para fatores como promoção da motivação individual e coletiva, capacitação dos quadros de funcionários e aprimoramento da qualidade do clima organizacional.

A adoção do recrutamento interno estabelece uma percepção de que os processos de RH transcorrem dentro de um ambiente ético e justo, ou seja: o recrutamento está aberto a todos os colaboradores, e não há uma simples indicação de um profissional que irá subir de cargo. Este aspecto, por si só, já contribui imensamente para a qualidade do ambiente empresarial, fomentando uma relação de confiança entre a organização e seus colaboradores.

O recrutamento interno tem ainda uma outra vantagem, que é manter a equipe motivada e orientada para o crescimento profissional. De olho na possibilidade de mudar para um cargo melhor, as pessoas tendem a buscar novas capacitações e conhecimentos, além de se sentirem valorizados pela empresa em que trabalham.

Esse tipo de ação, aliado à análise de candidatos de fora, garante uma amostragem mais ampla e completa das possibilidades profissionais para determinado cargo, permitindo que a empresa escolha a melhor alternativa possível.

Principais vantagens de adotar o recrutamento misto

Como foi dito, ao adotar o recrutamento misto, o RH terá acesso a uma amostragem muito mais completa do que o mercado tem a oferecer. Uma vez que é natural que a empresa deseje ter para si o melhor profissional para ocupar determinado cargo, o ideal é não fechar as portas para ninguém.

Embora seja muito importante para as empresas ter uma coesão de valores e práticas — o que implica ter colaboradores alinhados com seus códigos internos —, também é essencial que haja a renovação. Esta é uma forma de oxigenar os quadros e diversificar as ideias, evitando que a empresa acabe ficando excessivamente rígida e incapaz de se adaptar às mudanças impostas pelo mercado.

Por fim, colocar no mesmo processo quadros internos e profissionais do mercado é, também, uma forma de avaliar a qualidade do recrutamento em si, da rotina de treinamentos, do ambiente organizacional e do grau de motivação das equipes.

Matérias Relacionadas