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Entenda o que é assessment center

Assessment center é um conjunto de ferramentas de avaliação e de desenvolvimento para identificar aspectos pessoais e comportamentais dos profissionais

Fonte: Depositphotos

O assessment center é uma ferramenta para avaliação, seleção e desenvolvimento de profissionais. O objetivo dessa metodologia é avaliar o potencial e identificar talentos.

Colocar o profissional certo no cargo mais adequado para suas habilidades é um dos desafios das empresas atualmente. A busca por pessoas qualificadas para ocupar posições estratégicas pode demorar mais do que o previsto. Então, as companhias estão buscando ferramentas de assessment para mapear as competências do candidato, avaliar como ele se relaciona, observar aspectos interpessoais, cognitivos, emocionais e comportamentais.

O uso do assessment deve levar em conta os pontos estratégicos e a cultura da empresa. Vale ressaltar que a pessoa responsável por aplicar as técnicas não deve ter nenhum tipo de relacionamento com o candidato, com o objetivo de garantir a isenção do processo.

Ferramentas de assessment center

Atualmente, existem diversas técnicas para aplicar o assessment center. O profissional pode ser submetido a estudos de caso, simulações, entrevistas e dinâmicas, por exemplo.

Algumas ferramentas já são bem difundidas no mercado. São elas:

MBTI®: instrumento de identificação de características pessoais. Ele tem como base os trabalhos de Carl G. Jung sobre os Tipos Psicológicos, com o objetivo de identificar forças e fraquezas.

Método Birkman®: essa ferramenta possibilita compreender melhor sobre si mesmo e aos outros. Com ele é possível identificar aspectos comportamentais, motivacionais e ocupacionais.

Prevue®: essa ferramenta de assessment possibilita identificar alinhamentos e gaps com relação às características de um profissional. Ela permite a comparação entre pessoas que exercem a mesma função na empresa, a fim de determinar qual é a melhor combinação entre o profissional e o cargo.

IPT Liderança: essa ferramenta é usada para conhecer as características pessoais de um profissional para identificar como ela influencia em sua maneira de executar tarefas, interagir com as demais pessoas e seu desempenho profissional.

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