Home > Gestão de Pessoas > Gestão inteligente: como reter talentos na empresa?

Gestão inteligente: como reter talentos na empresa?

Por meio de práticas e treinamentos com trabalhadores mais experientes, organizações começam a investir na identificação de jovens com grande potencial

Foto: © Depositphotos.com / pressmaster

Diante da ampla concorrência no mercado e a busca por lucro, nem sempre é possível ter a visão de que se possui um talento dentro da empresa. Porém, com o auxílio da gestão inteligente, que utiliza técnicas para identificar jovens com potencial, esta situação tem sido contornada.

De acordo com um estudo da Delloitte, empresa de consultoria, reter talentos está no topo das prioridades dos empresários de todos os portes. Dos 352 executivos ouvidos na pesquisa, 56% afirmaram ter esta preocupação.

O principal desafio dos empreendedores é entender o custo/benefício de identificar e manter profissionais com competência diferenciada. Hoje muitos setores possuem déficit de mão de obra qualificada, por isso, é preciso investir em treinamento e aproximar os profissionais com potencial daqueles que já apresentam um bom desempenho.

Além disso, o profissional talentoso procura se desenvolver dentro da empresa, então cabe ao gestor criar um ambiente propício para que esses profissionais se sintam motivados a explorar seu potencial.

Outro ponto importante é saber reconhecer os colaboradores pela sua participação no sucesso do negócio. O reconhecimento não é apenas em dinheiro ou premiações, mas deixar claro que a pessoa é útil, necessária e imprescindível para a empresa. O importante é fazer com que o trabalhador se sinta reconhecido no ambiente.

Oferecer oportunidade de crescimento também favorece a retenção de talentos. A empresa deve ser um ambiente de aprendizado, tanto profissional como pessoal. Sempre que possível é válido conversar com os funcionários, indicar cursos de idiomas, pós-graduação ou o que mais possa contribuir para o aperfeiçoamento.

Matérias Relacionadas