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A importância do design organizacional para uma equipe de trabalho

champja / iStock / Getty Images Plus O design organizacional é utilizado para trazer para empresa maior agilidade na tomada de decisões.

Conceito novo no mercado de trabalho, o design organizacional vem crescendo cada dia mais dentro das empresas. Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte, a implementação desse tipo de processo é uma das principais preocupações de empreendedores e empresários em todo o mundo.

O design organizacional permite que as empresas consigam reestruturar sua organização e redesenhar o fluxo interno de comunicação, bem como seus recursos e processos, de forma a estruturar equipes de trabalho e alinhar os caminhos estratégicos da organização. Dentro dessa estrutura, busca-se encontrar a respostas para algumas perguntas, tais como:

  • Quem é incumbido de cada atividade dentro da empresa?
  • Quem possui ou não autoridade?
  • Quais são os limites dessa autoridade?
  • Como a comunicação flui na empresa?
  • Quem reporta para quem?
  • Quem possui o controle exato dos recursos?

Com o passar do tempo, ao invés das empresas já terem seus processos já estabelecidos pelos gestores, ela permite que todos os profissionais participem e colaborem com os objetivos da organização.

Vantagens do design organizacional

O design organizacional oferece diversos benefícios e vantagens para uma equipe de trabalho, sendo que as principais delas são:

  • Maior agilidade na tomada de decisões e operações;
  • União do modelo de negócios com seus objetivos profissionais;
  • Conexão entre os diferentes departamentos da organização;
  • Melhoria no fluxo de informações e dos processos;
  • Maior produtividade das equipes de trabalho;
  • Hierarquia mais flexível;
  • Aumenta a velocidade de resposta entre os colaboradores e gestores.

Como organizar equipes de trabalho utilizando o design organizacional?

O design organizacional pode ser aplicado por meio de equipes cross-funcionais, em que um grupo de trabalho não precisa necessariamente de um gestor específico, mas de um projeto ou trabalho. Assim que o trabalho é concluído, é reorganizada uma nova equipe para o projeto e um novo gestor é incumbindo por esses colaboradores.

Esse tipo de formato permite que que os colaboradores escolhidos para a equipe sejam de áreas diferentes da organização, possibilitando a maior interação, diversidade e o surgimento de novas ideias, e o alcance mais rápido dos objetivos.

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