Home > Liderança e Gestão de Pessoas > O valor de um feedback assertivo do líder para seus subordinados

O valor de um feedback assertivo do líder para seus subordinados

O feedback assertivo consegue mostrar para o profissional o que é preciso trabalhar para alcançar resultados positivos dentro da empresa

© Depositphotos.com / racorn Um feedback assertivo oferece para o profissional uma análise clara, além de trazer um senso de importância e de comprometimento em alcançar um patamar elevado dentro da organização.

Dentro do mundo corporativo, gestores e diretores devem sempre estar em busca de maneiras de conhecer seus colaboradores e verificar a qualidade do seu trabalho. Com o foco em resultados positivos, esses profissionais precisam se atentar a técnicas que edifiquem a confiança de seus colegas de trabalho e absorver o que há de melhor neles para exercer uma liderança eficiente.

Uma das melhores formas de desenvolver esses benefícios é por meio de um feedback assertivo. Tendo como base a comunicação voltada ao desenvolvimento da empresa, um feedback assertivo consegue dar um vislumbre do que é preciso trabalhar para atingir resultados positivos.

O que é um feedback assertivo?

Um feedback é a maneira pelo qual se obtém informações sobre os resultados de alguma ação ou comportamento. Trata-se de uma espécie de retroalimentação, no qual uma pessoa absorve a observação feita a respeito do seu trabalho ou comportamento e, a partir daí, desenvolve maneiras de agir de maneira mais positiva e benéfica para todos.

Quando se fala em assertividade, essa percepção está atrelada a honestidade e a uma conversa direta, sem que haja violação de direitos ou desrespeito ao próximo. Trazendo essa tática para dentro de uma organização, um feedback assertivo consiste justamente em oferecer uma análise clara e que traga um senso de importância e de comprometimento em alcançar patamares elevados para a empresa.

Dar um bom feedback para os colaboradores e solicitar uma avaliação a respeito de seu trabalho é uma oportunidade primordial para medir a eficácia de suas ações, identificar erros, corrigir problemas e ficar sabendo o que está funcionando de maneira adequada. Trata-se, portanto, de uma eficiente ferramenta de aprimoramento profissional.

Como fazer um feedback assertivo?

É comum que os profissionais tenham receio de fazer. Essas expectativas negativas estão relacionadas ao temor de provocar reações indesejadas aos colaboradores, causar mal-estar ou estimular a falta de confiança.

Entretanto, é importante ter em mente que um feedback assertivo feito da maneira correta é capaz de fortalecer laços e melhorar significantemente os resultados de uma equipe e da empresa como um todo. Alguns pontos que devem ser abordados ao fazer um feedback assertivo são:

  • Elogios;
  • Empatia e capacidade de se colocar no lugar do outro;
  • Se posicionar claramente, e não se omitir;
  • Encontrar o momento certo para dialogar sobre o trabalho;
  • Oferecer alternativas para aperfeiçoar o serviço do colaborador.

Matérias Relacionadas