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Retrabalho nas empresas: principais consequências e como evitar o problema

fstop123 / iStock / Getty Images Plus O retrabalho geralmente acontece por conta de falhas ocorridas durante a realização de uma determinada tarefa.

Caracterizado pela necessidade de refazer determinadas tarefas dos processos, o retrabalho destaca-se como um dos principais fatores que atrasam e interferem negativamente na produção de uma empresa. Afinal, não existe nada mais desagradável do que perceber que uma ação não foi bem desenvolvida e que, por isso, precisa ser feita novamente.

Além de ser prejudicial à autoestima do profissional, o retrabalho afeta diretamente o funcionamento de toda a empresa. Isso porque uma organização funciona de maneira coletiva: cada funcionário tem a sua função e, juntos, todos compõem um processo de produção. Isso significa que se uma das etapas desse processo precisa ser refeita, todas as outras acabam sendo prejudicadas.

Como ocorre o retrabalho?

Apesar de parecer uma coisa simples, o retrabalho acontece por conta de falhas ocorridas durante as ações referentes a uma determinada tarefa. Na maioria das vezes, esse problema é causado pela falta de planejamento do processo. Não planejar as futuras atividades é um grande erro, que aumenta consideravelmente as chances de retrabalho.

Além disso, a falta de comunicação acaba contribuindo para situações de retrabalho. Isso porque uma equipe que não está bem sincronizada tem maiores de apresentar um resultado insatisfatório e que exija retrabalho. Outra situação que também aumenta as chances de ocorrer o retrabalho é a falta de uma revisão por parte da gerência, que precisa estar sempre antenada com todo o processo, revisando as etapas mais importantes.

Quais as consequências do retrabalho?

Além de causar uma possível desmotivação profissional no colaborador que precisa fazer tudo de novo, o retrabalho pode gerar consequências sérias para a empresa. A principal delas diz respeito à perda de tempo: uma vez que algumas das etapas precisarão ser refeitas, o tempo utilizado para isso será desperdiçado.

Outra consequência é a perda de dinheiro, o que para a empresa é ainda mais grave. Quando uma ação precisa ser refeita, aquilo que foi investido na ação que deu errado acaba sendo perdido. Se isso significar a necessidade de novos investimentos, a organização terá que arcar com maiores gastos.

Como evitar o retrabalho?

Existem algumas pequenas atitudes que podem contribuir bastante para evitar a necessidade de retrabalho, são elas:

  • Fazer um planejamento eficiente;
  • Estabelecer prazos e fazer o possível para que eles sejam respeitados — por você e por toda a equipe;
  • Contar com a ajuda de tecnologias facilitadoras;
  • Apostar em uma comunicação efetiva para a equipe.

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