Home > Gestão de Pessoas > Saiba como aplicar uma dinâmica para evitar o estresse no trabalho e estimular relaxamento no grupo

Saiba como aplicar uma dinâmica para evitar o estresse no trabalho e estimular relaxamento no grupo

iStock / Getty Images Plus / sebastianosecondi A aplicação de dinâmicas no trabalho é uma excelente forma de evitar o estresse dos colaboradores.

Com a rotina de trabalho cada vez mais intensa em praticamente todas as áreas de atuação, que possuem um fluxo de atividades extremamente carregado, é comum que os colaboradores se sintam estressados dentro da empresa em que trabalham. São muitas cobranças, demandas, pressões, problemas e desafios que o profissional muitas vezes não está preparado para encarar.

A maior parte dos profissionais passa mais tempo no ambiente corporativo do que em suas casas e, justamente por conta disso, é importante que este local seja o mais agradável possível. Uma ótima maneira de aliviar o estresse e impedir que as frustrações e tensões afetem a capacidade do profissional é a aplicação de dinâmicas que visam evitar o estresse no trabalho. Entenda melhor a seguir:

Vantagens de aplicar uma dinâmica para evitar o estresse no trabalho

  • Aprimora o relacionamento interpessoal dos colaboradores;
  • Faz com que o ambiente profissional se torne mais acolhedor e positivo;
  • Traz mais confiança entre os empregados e a diretoria da empresa;
  • Desenvolve a motivação dos trabalhadores para atingir bons resultados;
  • Diminui o estresse ocupacional de maneira eficaz.

Como funciona a dinâmica de relaxamento?

Além de integrar os colaboradores e os deixarem mais calmos, a dinâmica de relaxamento é ótima para promover o relacionamento interpessoal e estabelecer um melhor convívio com o grupo. Essa dinâmica é bem simples: comece colocando todos os participantes em um círculo, de modo que todos estejam em pé e de frente para as costas do colega que está a seu lado (como se fosse uma fila, mas em formato de círculo).

Oriente para que cada um dos participantes coloque as mãos sobre os ombros da pessoa que está à sua frente, fazendo uma massagem na área dos ombros e pescoço. A ação pode durar até 5 minutos e, passado esse tempo, peça para que os participantes virem de lado, de forma a “devolver” a massagem recebida e criar um contato social colaborativo.

Esta dinâmica pode ser feita com frequência, dependendo apenas do nível de estresse dos colaboradores e da disponibilidade de tempo das equipes. O importante é que o nível de tensão e preocupação entre os empregados diminua e o trabalho seja menos exaustivo e estressante. Você pode alternar a execução dessa dinâmica com outros tipos de atividades em grupo, de modo a fazer com que todos interajam entre si e tenham um momento de descontração.

Matérias Relacionadas