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Saiba por que é importante avaliar o clima organizacional da empresa

Entenda como identificar os pontos que motivam as equipes de trabalho

iStock.com / shironosov O nível do clima organizacional define o engajamento e a motivação das equipes.

O clima organizacional de uma empresa não pode ser tocado e nem visto, mas é facilmente percebido pela forma, positiva ou negativa, como os funcionários avaliam as políticas e procedimentos adotados pela empresa. A partir dessa avaliação é possível medir o grau de satisfação dos colaboradores e tomar as medidas necessárias para manter ou reverter o quadro.

É de extrema importância avaliar com frequência o clima organizacional da empresa, pois é ele um dos fatores responsáveis pelo engajamento, motivação e produtividade dos funcionários. Geralmente este comportamento é medido por meio de pesquisas pontuais. Líderes e gestores também ajudam a definir seu status, uma vez que passam a maior parte do tempo ao lado das equipes.

Como fazer a avaliação?

Para medir a fundo o clima organizacional das empresas, o departamento de Recursos Humanos pode fazer avaliações periódicas para saber a opinião e a satisfação dos funcionários em relação à empresa como todo ou ao setor em que atua. Cabe à equipe responsável definir o conteúdo do questionário e se ele será igual para todos ou sofrer alterações de acordo com tempo de empresa ou cargo, por exemplo.

Independentemente da quantidade de perguntas e de tipos de questionários, o clima organizacional de uma empresa costuma avaliar itens como estabilidade do emprego, salário, benefícios, relacionamento interpessoal e comunicação. Com base nesses pontos, a empresa desenvolve o questionário – físico ou online – da maneira que achar mais efetiva e prática para fazer a tabulação.

Outros pontos que, com a ajuda do RH e dos líderes, são essenciais e também ajudam a fazer uma boa avaliação do clima organizacional são o grau de colaboração entre os funcionários, a quantidade de faltas, o turn over, as queixas nas entrevistas de desligamento e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes. A partir da avaliação desses itens, os responsáveis poderão identificar os pontos que precisam de melhoria, traçar as estratégias necessárias e fazer o devido acompanhamento.

As empresas que se preocupam em avaliar com frequência a satisfação dos seus funcionários só tendem a ganhar. Às vezes um pequeno ajuste na comunicação ou no programa de benefícios oferecido pode trazer grandes resultados. Isso porque vale lembrar que uma equipe devidamente reconhecida trabalha naturalmente com mais engajamento, sem precisar ser constantemente cobrada por resultados.

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