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Saiba quais as competências de um gestor de projetos e tendência deste mercado para 2018

RyanKing999 / iStock / Getty Images Plus O gestor de projetos é o responsável por encontrar métodos eficientes de gerenciamento, de modo a garantir que o tempo e os recursos estejam sendo utilizados da melhor forma possível.

O gestor de projetos é considerado um dos cargos do futuro, e muitas empresas já estão reconhecendo a importância deste profissional para alcançar bons resultados no mercado. Responsável pela organização de todo o planejamento interno da empresa, este gestor consegue diminuir ações supérfluas, agilizar as tarefas e aprimorar o alcance de resultados.

Trata-se de uma profissão em expansão, e atualmente há uma demanda maior do que a quantidade de especialistas disponíveis. Para suprir esse buraco, as pessoas mais antenadas já estão se qualificando na área, em busca de boas colocações no mercado. A possibilidade de mudanças e renovação de sistemas e pessoas é um dos maiores incentivos para a carreira.

O que faz um gestor de projetos?

Conquistar uma posição de destaque em meio à concorrência não é uma tarefa fácil. Por isso, é essencial que as empresas encontrem métodos eficientes de gerenciamento, de modo a garantir que o tempo e os recursos disponíveis estejam sendo usados da melhor forma possível.

É importante que as organizações saibam fazer o melhor com o que têm à disposição, eliminando o retrabalho e a burocracia de modo a proporcionar uma maior dinâmica nas tarefas realizadas pelos colaboradores. E para que tudo isso seja alcançado de maneira adequada, é preciso que haja um gestor de projetos.

Também chamado de gerente de projetos, este é o líder que faz as coisas acontecerem, coordenando as ações dos colaboradores para que boas ideias se concretizem e possam beneficiar a todos. O gestor de projetos carrega a responsabilidade de otimizar o processo para garantir a qualidade do resultado final em tempo hábil. Para isso, ele combate principalmente o desperdício de recursos, o retrabalho e a perda de foco.

É papel do gestor de projetos garantir que as atividades da empresa sejam feitas no prazo determinado, mantendo o orçamento previsto e com qualidade. Ele é uma espécie de “guru do planejamento”, uma função que está sendo muito valorizada no mercado justamente por sua capacidade de transformação.

Gestor de projetos: tendências para 2018

O gestor de projetos tem sido destaque nas listas de profissionais do futuro, conquistando o reconhecimento de sua importância entre as empresas. A carreira pode ser uma especialização dentre várias categorias profissionais, especialmente nas de administração, tecnologia de informação e economia.

Qualquer instituição pode ter um gestor de projetos, até mesmo órgãos públicos. E, em tempos de crise, este é o tipo de função capaz de driblar as dificuldades e buscar soluções mais econômicas e dinâmicas para a empresa. A profissão está mais presente que nunca no mercado, e já aponta principais as tendências para 2018:

Fortalecimento da capacidade interna para gestão de mudanças

A tendência é que as empresas incorporem as mudanças necessárias que permitem um real desenvolvimento interno, englobando todos os colaboradores para que eles também se envolvam e se empenhem em concretizá-las.

Reconhecimento da gestão de projetos pelos seus resultados

Se hoje já há um reconhecimento sobre a capacidade do gestor de projetos, em 2018 ela será ainda maior. A tendência é englobar as indústrias, que já conseguem melhorar seus processos e aumentar seu volume de produção.

Demanda maior e dificuldade de encontrar os profissionais

Ainda há poucos profissionais especializados em gestão de projetos, e espera-se que a demanda por eles em 2018 seja ainda maior. Para profissionais que ainda estão em dúvidas sobre qual carreira seguir, este é um bom caminho para investir.

Valorização da liderança

A liderança do gestor de projetos tende a ser mais valorizada, oferecendo mais autonomia para este profissional. O verdadeiro líder cumpre as mesmas regras que indicam aos colaboradores e permitem que eles ofereçam ideias e opiniões sobre as atividades. Além disso, esses profissionais devem ser objetivos, focados e confiantes, influenciando positivamente e incentivando a equipe.

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