Home > Gestão de Pessoas > Saiba quais são os cinco subsistemas de RH

Saiba quais são os cinco subsistemas de RH

iStock / Getty Images Plus / Rawpixel Embora sejam divididos, os cinco subsistemas de RH são interligados entre si e acompanham cada passo do trabalhador ao longo de sua história dentro da empresa.

O método de recrutamento de profissionais para uma empresa mudou bastante ao longo dos anos. O mercado de trabalho é muito volátil e, com intervenções econômicas, pessoas procurando mais capacitação profissional e a necessidade de se manter informado com as novas tecnologias para se manter ativo nesse espaço, é crucial que as empresas também adotem novas estratégias de recrutamento.

O setor de Recursos Humanos (RH), para acompanhar esse ritmo, também precisa seguir algumas remodelações dentro de sua estrutura. As atividades não devem só se concentrar no ato de recrutar um profissional, mas sim de acompanhá-lo durante toda a sua trajetória dentro da organização a fim de que seja mais fácil entender as situações e promover melhorias tanto para o colaborador como para a empresa. Essas medidas podem ser feitas com a ajuda dos subsistemas de RH.

Os subsistemas de RH, embora divididos, possuem interligações que acompanham cada passo do trabalhador desde que ele chega à empresa. Essas classificações ajudam a promover um melhor gerenciamento de pessoas na organização e a observar detalhadamente a rotina dentro desse espaço.

Quais são os subsistemas de RH

Provisão de Recursos Humanos

Esta é a parte que se concentra na busca pelos profissionais ideais para compor cada uma das vagas. Técnicas de seleção de pessoal, contratação e acompanhamento de resultados são difundidas dentro desse subsistema. Pesquisas de mercado, avaliações técnicas, definição de perfil profissional também fazem parte deste subsistema.

Aplicação de pessoas

Trata-se da colocação dos profissionais em suas devidas atuações. Todas as circunstâncias que moveram os colaboradores à conquista das vagas são analisadas e seguidas de acordo com o desempenho de cada um deles. Salários, promoções, recolocações, divisões em setores, funções e medidores de desempenho são tratados nesse subsistema.

Manutenção de pessoas

Manter um funcionário em uma empresa requer custos, mas esse valor é recompensado à medida em que ele contribui para o crescimento da organização. Mas para que isso funcione, ele precisa ser motivado a agir de maneira benéfica. A Manutenção de pessoas é um dos mais importantes subsistemas de RH justamente porque se concentra na retenção de talentos na empresa.

Desenvolvimento de pessoas

Mesmo que o profissional acabe saindo da empresa em algum momento, é importante que o tempo que ele passou dentro da corporação seja aproveitado da melhor maneira possível — tanto por ele como pela empresa contratante. Para que isso seja possível, entretanto, pode ser necessário oferecer treinamentos e capacitações, e esta é justamente a tarefa deste subsistema.

Monitoração de pessoas

A Monitoração de pessoas é o subsistema de RH responsável por administrar todas as informações de quem está trabalhando na empresa ou quem já entrou em contato com ela. Contratos, diplomas, documentos, currículos e outros dados são arquivados e precisam ser monitorados frequentemente para que novas estratégias sejam adotadas em prol de melhorar o trabalho realizado.

Matérias Relacionadas