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"Uma boa gestão de competências pode ser a chave para uma boa gestão da empresa", explica gerente

iStock / Getty Images Plus / NicoElNino A gestão de competências é uma estratégia que identifica as características de cada profissional, combinando-as com as habilidades necessárias para cada função.

A chamada gestão por competências é um sistema de Recursos Humanos que identifica as características de cada profissional e as habilidades consideradas importantes para a realização das atividades de cada cargo. Com base nessas informações, é possível saber quais são as pessoas mais adequadas para cada função e quais competências precisam ser desenvolvidas nas diferentes áreas da empresa.

As competências individuais de cada profissional formam a competência organizacional, refletindo diretamente no trabalho realizado pela empresa e em sua produtividade. Nesse sentido, é essencial que as empresas saibam analisar os pontos fortes de seus funcionários, bem como os aspectos que ainda precisam ser aprimorados. Assim, é possível investir no desenvolvimento de competências mais relevantes para o negócio e para o alcance dos objetivos.

A gestão de competências é uma estratégia que facilita a exploração máxima dos talentos e da força de trabalho da organização, permitindo o desenvolvimento de uma boa estratégia para a gestão dos negócios da empresa. De acordo com Juliane Yamaoka, gerente da Efix (empresa de pesquisa e desenvolvimento de soluções para Gestão de Pessoas), uma boa gestão de competências pode ser o segredo para uma boa gestão empresarial.

Para a especialista, a comunicação é o primeiro fator a ser explorado pela empresa, e deve partir dos gestores de Recursos Humanos (RH). “Uma vez que estão constantemente se comunicando e interagindo com os funcionários, em todos os níveis hierárquicos das empresas, esses gestores podem dar o exemplo de como se expressar de forma correta, clara e profissional”, explica Yamaoka.

Como reflexo dessa ação, os gestores de RH se tornam influenciadores do comportamento dos demais colaboradores. De acordo com a gerente da Efix, uma comunicação bem executada pode ser tanto falada quanto escrita, sendo aplicada por meio da adoção de um tom de voz adequado ou pela utilização de frases bem contextualizadas e que utilizam linguagem adequada ao universo corporativo. “O importante não é o canal de comunicação, mas sim a qualidade da comunicação”, afirma.

Outro fator importante para a gestão de competências é o pensamento estratégico por parte dos colaboradores, ou seja: quanto mais o funcionário planeja suas ações de acordo com os objetivos da empresa, mais ele se diferencia e se destaca dos colegas de trabalho, fazendo com que a empresa extraia melhores resultados a partir de seu talento.

De acordo com Juliane Yamaoka, existem duas formas de verificar de determinado profissional é estratégico. São elas:

  • Avaliação tradicional, realizada a partir dos resultados da empresa;
  • Uso da tecnologia, que aponta resultados em tempo real.

Por fim, os talentos podem ser descobertos também a partir do tipo de cultura organizacional presente no ambiente de trabalho. Isso porque, a partir do momento em que os colaboradores se sentem inseridos em um ambiente corporativo saudável, em que há boas relações com os colegas de trabalho e boas condições para desenvolver as atividades do dia a dia, mais eles se tornam propensos a se engajar em prol da empresa.

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