Home > Gestão de Pessoas > Veja 4 dicas de como estimular o comprometimento em equipe

Veja 4 dicas de como estimular o comprometimento em equipe

iStock / Getty Images Plus / Royalty-free O comprometimento no trabalho é uma consequência de diversas condutas que estimulam a motivação e a produtividade da equipe.

Um dos sonhos de qualquer gestor é que sua equipe de trabalho seja altamente comprometida e produtiva. Porém, é importante ressaltar que o estímulo ao comprometimento não é uma garantia de que haja alta produtividade: também é preciso que seja feita uma capacitação técnica da equipe.

Nesse sentido, é sempre importante pensar na qualificação individual de cada colaborador e na qualidade do processo de recrutamento. O comprometimento no trabalho por parte da equipe é a consequência de uma série de condutas da própria organização, sendo que o ideal é que características como comprometimento e trabalho em equipe sejam construídas de cima para baixo.

4 dicas para aumentar o comprometimento no trabalho

Entenda que cada colaborador é único

Desde o momento do recrutamento, a empresa precisa fazer um mapeamento de competências e habilidades individuais. Isso porque, antes de ser parte de uma equipe, cada profissional é um indivíduo único — que possui aspirações, personalidade, valores e comportamentos pessoais.

Quanto mais individualizado for o tratamento dado a um colaborador, maior será a capacidade que os gestores diretos terão de estimular o profissional individualmente, fazendo que toda a equipe acabe ganhando em termos de performance, comprometimento e produtividade. Isso porque diferentes indivíduos reagem de uma maneira a cada estímulo recebido, o que não tem nada a ver com individualismo.

Crie um ambiente de transparência

Criar um ambiente transparente significa ter regras claras, que são devidamente cumpridas. Com isso, a tendência é que a confiança que os colaboradores têm na empresa seja cada vez maior, bem como seu comprometimento em levar bons resultados para a organização.

Nesse aspecto, vale levar em conta o conceito de cliente interno: quando o colaborador está satisfeito com seu trabalho e se sente estimulado, melhor será seu desempenho e a qualidade de seu trabalho. Portanto, tenha um claro plano de cargos e salários, trabalhe com um plano de metas, faça apenas promessas que poderão ser cumpridas, troque as indicações pelo recrutamento interno e estruture regras claras para tudo.

Estimule o crescimento profissional

Estimular o crescimento profissional é a melhor forma de fazer o colaborador se sentir valorizado e, consequentemente, estimulado e comprometido. Além do recrutamento interno e de um plano de cargos e salário, vale a pena investir em treinamento permanente e sempre verificar se as oportunidades que você tem a oferecer estão de acordo com o plano de carreira pensado pelo colaborador.

Incentive o trabalho em equipe e premie o sucesso

A melhor forma de estimular o trabalho em equipe — que leva ao alcance de melhores resultados, maior troca de ideias e colaboração — é elaborar um programa de metas para a equipe. Afinal, se a meta é da equipe, a tendência é de que todos trabalhem juntos atingi-la.

A premiação é menos importante que estabelecer metas, afinal o colaborador já é remunerado para entregar resultados, mas esse tipo de expediente tende a estimular ainda mais o comprometimento da equipe.

Matérias Relacionadas