Home > Desenvolvimento Pessoal > Aposentadoria por idade agora poderá ser solicitada apenas por internet ou telefone

Aposentadoria por idade agora poderá ser solicitada apenas por internet ou telefone

iStock / Getty Images Plus / eggeeggjiew A partir de agora, o trabalhador só precisa comparecer comparecer presencialmente no INSS se houver alguma pendência em seu pedido.

A partir desta segunda-feira, 21 de maio de 2018, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não faz mais agendamentos para atendimento presencial de contribuintes que estão solicitando aposentadoria por idade ou salário-maternidade. Agora, o pedido para receber qualquer um desses dois benefícios só poderá ser feito pela internet.

Com a mudança, anunciada na última quarta-feira, o trabalhador só precisa comparecer presencialmente se houver alguma pendência em seu pedido — ou seja, caso estejam faltando documentos que comprovem que ele tem o direito a receber o benefício que está sendo solicitado. A análise para concessão da aposentadoria por idade e do salário-maternidade é feita automaticamente, com base nos dados do INSS e do governo.

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, esta alteração no processo deve agilizar a concessão deste tipo de benefício. “As invés de agendar uma data para ser atendido, o segurado receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.”, explica o comunicado divulgado pelo INSS à imprensa. O acompanhamento da solicitação poderá ser feito da mesma maneira que o pedido: por telefone ou internet.

Como solicitar aposentadoria por idade ou salário-maternidade?

A solicitação desses benefícios deve ser feita por meio do site https://meu.inss.gov.br/, onde é necessário fazer um cadastro de usuário e senha, ou pelo telefone 135. Ao fazer o pedido, é gerado um número de protocolo que permite o acompanhamento do pedido. O sistema do INSS faz uma análise dos dados e, caso todos os documentos estejam corretos, o benefício será devidamente concedido.

Por mais que a concessão seja automática, o INSS continuará enviando a carta de aposentadoria para a casa do segurado. Este documento é responsável por apontar os cálculos que foram usados pelo instituto para conceder o benefício, bem como a data do primeiro pagamento. Caso o segurado identifique um erro no cálculo, ele tem um prazo de dez anos para solicitar uma revisão.

Outros serviços agendados

A partir do dia 24 de maio, diversos serviços que até então eram realizados somente via atendimento espontâneo poderão ser previamente agendados pela internet ou pelo telefone. Para consultar os serviços do INSS que podem ser agendados, acesse: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/agendamento/

Matérias Relacionadas