Home > Plano de Carreira > 2018 terá um aumento significativo no número de vagas de estágio

2018 terá um aumento significativo no número de vagas de estágio

monkeybusinessimages / iStock / Getty Images Plus De acordo com o Nube, as vagas de estágio vão aumentar 9,4% nesse ano.

O estágio consiste em um período de prática profissional realizado por um estudante dentro de uma empresa, com o intuito de obter experiência e conhecimento a respeito da profissão que ele almeja seguir. Trata-se de um período muito importante para o desenvolvimento de um profissional, geralmente destacando-se como a primeira vivência de uma pessoa dentro do mercado de trabalho.

Diante das perspectivas positivas para esse ano em diversos setores profissionais, a tendência é que 2018 traga mais oportunidades para os jovens que sonham com um estágio. De acordo com levantamento realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), o número de vagas de estágio para o primeiro semestre deste ano terá um aumento de 9,4% em comparação ao que foi registrado no ano de 2017.

Essa melhora se deve principalmente à recuperação da economia do País, que tende a ficar ainda melhor esse ano. A gerente de treinamento do Nube, Eva Buscoff, disse ao site G1 que “os números estão muito positivos e as projeções indicam um longo período de estabilidade que se reflete também na oferta de estágio”.

Para Eva, as empresas estão mais confiantes para contratar e investir em novos profissionais, ressaltando ainda que “Se hoje temos um cenário animador e competitivo, o jovem não pode perder tempo”.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) também realizou uma pesquisa a respeito das expectativas para o ano, e prevê que até o final de março serão abertas mais de 112 mil vagas de estágio em todo o Brasil. Assim, o acesso dos jovens ao mercado de trabalho deve ser facilitado, possibilitando que eles cresçam profissionalmente e desenvolvam suas carreiras.

8 dicas para conseguir uma vaga de estágio

  • Mostre interesse, comprometimento e iniciativa;
  • Pesquise sobre o mundo corporativo, de modo a começar a entendê-lo melhor;
  • Esteja disposto a aprender coisas novas;
  • Tenha uma boa dicção e um vocabulário extenso;
  • Utilize as palavras de maneira educada;
  • Fale mais de um idioma (confira aqui os 10 truques para aprender qualquer idioma);
  • Domine as ferramentas fundamentais para a sua área de atuação;
  • Busque inicialmente por oportunidades de estágio em empresas menores, pois nelas existe menos concorrência e maiores chances de efetivação.

Matérias Relacionadas