Home > Guia de Carreiras > 6 qualidades de uma empresa bem-sucedida que se deve valorizar na carreira

6 qualidades de uma empresa bem-sucedida que se deve valorizar na carreira

iStock / Getty Images Plus / cyano66 Uma empresa bem-sucedida é aquela que dá lucro, se adapta ao mercado, inspira pessoas, possui valores fortes, acredita em seus colaboradores e está em constante melhoria.

Em geral, se fala muito sobre como as empresas procuram e selecionam funcionários, destacando os tipos de característica que são mais valorizadas no momento de preencher as vagas de emprego. Porém, é importante ter em mente que os profissionais também escolhem — ou deveriam escolher — onde trabalhar, focando em oportunidades que representem crescimento na carreira e melhorias no currículo.

Neste sentido, as qualidades de uma empresa também devem ser colocadas na balança, já que parte delas acaba refletindo também na vida profissional e no desempenho dos colaboradores. Mas quais são as qualidades de uma empresa bem-sucedida? Descubra a seguir e saiba como identificar boas empresas para trabalhar:

6 qualidades de uma empresa bem-sucedida

Empresas bem-sucedidas geram lucro

Muitas empresas sobrevivem sem gerar muito lucro. Uma empresa bem-sucedida é mais do que apenas lucrativa: ela sabe como valorizar esta lucratividade, transformando-a em riqueza também para seus funcionários — seja por meio de salários melhores ou investimento em desenvolvimento pessoal, além de contribuir para a sociedade em que está inserida.

Ajustam-se às alterações de mercado

Entre as principais e mais importantes qualidades de uma empresa, o fato de ela conseguir se ajustar e se adaptar às alterações e desafios do mercado é um dos mais relevantes. Afinal, isso demonstra inteligência na gestão e garante longevidade, aumentando inclusive as possibilidades de o funcionário crescer na carreira e permanecer ali por mais tempo.

Inspiram pessoas

Se ao conversar com funcionários atuais, ex-colaboradores e concorrentes é possível perceber uma admiração pela empresa, você pode apostar que ela é um negócio de sucesso. Inspirar pessoas — seja por sua forma de atuação, pela maneira como atua no mercado ou até pela sua lucratividade — é um bom caminho para o sucesso.

Possuem uma cultura e valores fortes

As empresas objetivam crescer e se desenvolver economicamente, mas também devem ser espaços importantes para a sociedade e para as pessoas que trabalham nela. Por isso, um bom indicador de sucesso é verificar se ela possui uma cultura própria e independente e se trabalha sempre com foco em valores fortes.

Acreditam no desenvolvimento de seus colaboradores

As qualidades de uma empresa passam pelos seus funcionários, e gestores inteligentes sabem muito bem disso. Por isso, na hora de escolher um bom local para trabalhar e que irá refletir em sua carreira para sempre, opte por aquelas que investem no desenvolvimento e crescimento da equipe.

Estão em constante melhoria

Há muitas qualidades de empresa bem-sucedida, mas entre elas, a capacidade de melhorar sempre é essencial. Negócios e gestores que acreditam que já alcançaram o melhor de si mesmos estão fadados a parar no tempo e ficar obsoletos.

Matérias Relacionadas