Home > Guia de Carreiras > Aprenda como usar o coaching para recolocação profissional

Aprenda como usar o coaching para recolocação profissional

iStock / Getty Images Plus / undefined undefined O coaching pode ser uma excelente ferramenta para conseguir uma recolocação profissional, uma vez que ajuda o candidato a conhecer melhor a si mesmo e seus objetivos individuais.

A recolocação profissional é um processo pelo qual todos os colaboradores que saem de um determinado emprego, seja por qual for o motivo, passam a partir do momento que começam a busca por uma nova vaga no mercado de trabalho. É um processo considerado cansativo e desgastante por muitas pessoas, já que conquistar uma vaga nos dias de hoje não é tão fácil assim.

É justamente por isso que existem estratégias e ferramentas que foram desenvolvidas e que devem ser aproveitadas da melhor forma, de modo a fazer com que este momento seja mais dinâmico e facilite a contratação para o emprego dos sonhos.

É importante lembrar que nem sempre a recolocação profissional está relacionada com a demissão do funcionário, mas pode ser motivada pela insatisfação do colaborador com o seu emprego atual, pela busca por um salário melhor, pela vontade de adquirir outras experiências, entre outros tantos motivos.

Melhores estratégias para recolocação profissional

Currículo atualizado

A última vez que você atualizou o currículo provavelmente foi quando você entrou para o seu último emprego, então está na hora de atualizá-lo! Com certeza você terá mais experiências, cursos e palestras para complementar o documento.

Prepare-se para as entrevistas

Além de fazer um bom currículo, você precisa se preparar adequadamente para as entrevistas de emprego. Uma dica é pesquisar antecipadamente as empresas em que você irá enviar o seu currículo, para que quando for chamado para entrevista, tenha um prévio conhecimento sobre as instituições.

Utilize do networking

No seu emprego anterior você certamente fez vários contatos. É hora de lembrar de cada um deles e procurar os que possam te ajudar a conseguir a vaga dos sonhos.

Como um coaching pode ajudar na recolocação profissional?

Além das dicas acima, uma excelente estratégia para conseguir a recolocação profissional consiste em contar com a ajuda de um coaching. Ao optar pela ajuda deste profissional, você terá uma visão melhor e mais ampla sobre a sua carreira, repensando suas experiências e traçando as metas para o futuro.

Lembre-se que você está procurando uma recolocação no mercado de trabalho e, por isso, é fundamental saber o que você almeja, antes de se submeter ao primeiro emprego que aparecer.

O coaching irá desenvolver, junto com você, um plano de carreira, com metas para o presente e para o futuro em médio e longo prazo, o que irá te auxiliar a encontrar um emprego que condiz com suas vontades. Assim, quando você conseguir a tão esperada vaga, você estará trabalhando com um propósito, já buscando a realização dos seus maiores objetivos.

Além disso, o coaching poderá ajudar você a conhecer e entender suas próprias características profissionais, de modo que você tenha maiores chances de mostrar o seu verdadeiro potencial e seu diferencial para a empresa que estiver lhe contratando. E por fim, o coaching irá ajudar você a se distanciar dos pensamentos negativos e limitados, que o impedem de crescer cada vez mais.

Matérias Relacionadas