Home > Guia de Carreiras > Conheça 7 profissões para pessoas mais calmas e tranquilas

Conheça 7 profissões para pessoas mais calmas e tranquilas

Rawpixel / iStock / Getty Images Plus As profissões ideais para pessoas calmas e tranquilas são: fonoaudiólogo, nutricionista, bibliotecário, cabeleireiro, joalheiro e professor universitário.

Você olha para a correria das pessoas no dia a dia e pensa que essa loucura não é para você? Em caso positivo, talvez você esteja entre aqueles que precisam de um estilo de vida mais tranquilo. Se você mora em uma cidade grande, pode parecer quase impossível conseguir algo assim, mas não tema: a profissão certa pode estar escondida entre uma multidão de “nervosinhos”!

Se você é uma pessoa mais calma e que gosta de tranquilidade, provavelmente deseja se manter longe das profissões mais estressantes do mercado. Existem diversos estudos que apontam as carreiras mais indicadas para pessoas calmas e que desejam se manter longe do estresse. Confira os tipos de trabalho que geralmente são apontados para quem possui este tipo de perfil:

Profissões ideais para pessoas calmas e tranquilas

Fonoaudiólogo

Quem está entrando na área médica e busca por uma opção mais calma pode encontrar o que procura na fonoaudiologia. Esta é considerada uma das profissões menos estressantes, visto que lida principalmente com crianças e idosos.

Professor universitário

Pode parecer estranho que qualquer tipo de professor se encaixe nesta lista, mas as pesquisas mostram que o professor do ambiente universitário costuma ter uma boa saúde geral, recebe bem (principalmente em comparação aos companheiros públicos) e não precisa lidar com tantas tensões e conflitos — como aconteceria com turmas de ensino médio ou fundamental.

Joalheiro

Consideram-se aqui principalmente os joalheiros que produzem suas joias, em ateliê próprio. Esses profissionais podem fazer seu trabalho com calma e atenção aos detalhes, lidando com clientes que geralmente chegam já sabendo o que querem.

Nutricionista

Outra opção para aqueles que desejam embarcar área da saúde é a Nutrição. Boa parte dos nutricionistas trabalha em consultórios próprios ou clínicas particulares, e seu atendimento é basicamente clínico. Os pacientes são dos mais variados perfis, o que dá uma mexida na rotina sem deixar que ela fique muito entediante.

Cabeleireiro

Não se engane: o cabeleireiro não está aqui por ter uma rotina muito calma, mas por ela ser consideravelmente prazerosa. A maioria desses profissionais desenvolve boas relações com os clientes, o que torna o dia a dia no trabalho muito mais agradável.

Bibliotecário

Depois de cursar Biblioteconomia, você estará pronto para se tornar um bibliotecário. O ambiente silencioso e cheio de livros é grande parte da razão pela qual essa profissão é tão tranquila. E isso vale tanto para bibliotecas públicas quanto para as privadas, como as escolares — nesse último caso, os alunos podem fazer barulho, mas também agitarão a rotina um pouco mais.

Costureiro

Os costureiros precisam estar envoltos em criatividade, e devem prestar muita atenção aos detalhes enquanto trabalham. Ainda assim, muitas vezes eles podem estabelecer o próprio ritmo de criação e trabalhar em locais sem distração.

Gostou desta lista de carreiras indicadas para pessoas mais calmas? Aproveite para conhecer as dez profissões consideradas menos estressantes.

Matérias Relacionadas