Home > Guia de Carreiras > Entenda os diferentes “tipos de carreira” e o propósito de cada estilo

Entenda os diferentes "tipos de carreira" e o propósito de cada estilo

© Depositphotos.com / photography33 Não existe um modelo certo e definitivo de carreira, e cabe ao profissional ter autoconhecimento para descobrir qual tipo de carreira deseja seguir.

O termo “carreira”, embora atualmente seja associado apenas ao âmbito profissional, carrega o significado de caminho, estrada e percurso. Trata-se, portanto, de uma palavra que diz respeito à trajetória de um profissional ao longo de sua vida, em que ele acumulou experiências e desenvolveu habilidades úteis para sua área de atuação. Considerando este significado, fica claro que não existe um tipo certo e definitivo de carreira.

Principais tipos de carreira existentes

Carreira sem fronteiras

É caracterizada quando o profissional não trabalha apenas com uma empresa, mas com várias, ou desempenha funções variadas. Em geral, é vivenciada por prestadores de serviço, donos de pequenos negócios e colaboradores que atuam em empresas que permitem que os funcionários mudem de área ou departamento conforme vão crescendo profissionalmente.

Outros profissionais comuns na carreira sem fronteiras são aqueles que têm um networking eficiente, indo além das fronteiras da organização para a qual prestam serviços. Eles aproveitam as oportunidades que lhes são dadas dentro da empresa, mas também buscam por novas experiências e oportunidades de crescimento fora dela.

Carreira burocrática ou tradicional

Esse tipo de carreira é muito comum em ambientes empresariais com visão mais antiga, em que há divisão de trabalho, hierarquias de cargos e centralização de poder. Uma pessoa consegue crescer profissionalmente apenas quando sobe de cargo dentro da empresa. É um ambiente com chefes e subordinados.

Carreira acadêmica

Este tipo de carreira está ligado ao conhecimento, e quem segue nessa área está sempre atrás de especializações e participações em projetos ligados aos estudos. Mestrado, doutorado e outras especializações são muito buscados por quem segue a carreira acadêmica e, normalmente, esta pessoa está sempre disposta a aprender e se dedica a ensinar.

Carreira proteana

Este é um tipo de carreira que é gerenciado pelo próprio profissional, que não depende de uma organização para crescer profissionalmente. Quem busca por esse tipo de valor é fiel a seus valores e crenças e busca por ambientes que condizem com isso. Uma mudança de emprego para ele já é um crescimento profissional.

Carreira multidirecional

Envolve pessoas que desejam crescer de forma diferente da tradicional, que é feita em linha reta. Este profissional começa como auxiliar de marketing, por exemplo, mas tem interesse em conhecer outras áreas relacionadas. A todo momento esta pessoa reflete sobre onde gostaria de chegar e, a partir disso, vai mudando seu foco. É um tipo de carreira ideal para pessoas flexíveis e dinâmicas, que não estão em busca de linearidade em sua experiência de trabalho.

Carreira empreendedora

É aquela em que o profissional está sempre inovando e usando sua criatividade para trazer algo novo ao mercado. Trata-se de uma pessoa disposta a correr riscos, que deseja ser dona do próprio negócio e que vê oportunidades onde ninguém as vê.

Carreira sociopolítica

Envolve trabalhar com a sociedade e com a política. Necessita ser seguida por alguém com capacidade de diálogo e com muitos contatos.

Matérias Relacionadas