Home > Guia de Carreiras > Especialistas apontam os cursos superiores que oferecem oportunidades de emprego mais diversificadas

Especialistas apontam os cursos superiores que oferecem oportunidades de emprego mais diversificadas

iStock / Getty Images Plus / leolintang Para quem tem dúvidas sobre qual curso superior escolher, existem algumas formações versáteis e que oferecem diferentes possibilidades de atuação.

A escolha do curso superior é uma tarefa de grande responsabilidade, já que envolve questões que podem influenciar diretamente no restante da vida pessoal e profissional do indivíduo. Justamente por isso, esta nem sempre é uma decisão fácil: isso porque, embora sempre exista a possibilidade de trocar de curso ou mudar de carreira mais para frente, ninguém quer se arrepender de sua escolha.

Para acertar na decisão da carreira a ser seguida, o ideal é saber olhar para si mesmo e avaliar suas habilidades, gostos e personalidade. A partir daí, é possível identificar as áreas e cursos que estejam relacionados a temas que são do seu interesse e, assim, escolher uma formação superior que atenda a essas expectativas. Em geral, a dica é saber aonde quer chegar para, assim, ter mais clareza para definir os passos que precisam ser seguidos.

Para quem ainda tem dúvidas a respeito de qual faculdade fazer, a boa notícia é que existem alguns cursos superiores que oferecem uma ampla gama de possibilidades de atuação. Tratam-se de cursos mais versáteis que, em vez de focarem em conhecimentos específicos, promovem aprendizado e desenvolvimento de competências que são utilizadas em diferentes ramos.

Quais são os cursos superiores mais versáteis?

O portal NaPratica — que faz parte de um projeto que disponibiliza conteúdo digital gratuito para apoiar jovens universitários e recém-formados — conversou sobre este assunto com especialistas de três empresas, identificando as formações multivalentes que oferecem um maior leque de possibilidades de atuação.

As organizações consultadas foram: Getnet (que oferece soluções eletrônicas para pagamentos), Boston Consulting Group — BCG (empresa de consultoria estratégia) e Resultados Digitais (oferece serviços de marketing digital). De acordo com os especialistas entrevistados, os cursos mais versáteis profissionalmente são:

  • Engenharia;
  • Administração de empresas;
  • Economia;
  • Estatística;
  • Tecnologia.

As três empresas apontam que os cursos de Engenharia e Administração de Empresas se destacam por darem aos estudantes uma base forte e abrangente, especialmente no que diz respeito à habilidade de lidar com números, cálculos, resolução de problemas e planejamento. O mesmo vale para a graduação em Economia que, quando aliada a capacitações específicas, pode garantir uma atuação eficiente em áreas diversas.

Os cursos de Tecnologia, por sua vez, se destacam justamente pelo desenvolvimento tecnológico registrado mundialmente nos últimos anos. Por conta desse crescimento, praticamente todas as empresas do mercado precisam de profissionais capazes de oferecer soluções tecnológicas tanto para questões internas como para oferecer melhores serviços a seus clientes.

A Estatística, por fim, está diretamente associada à Tecnologia, uma vez que as indústrias e empresas contam com bancos de dados sobre suas atividades e precisam de profissionais para organizar e interpretar as informações.

Matérias Relacionadas