Home > Guia de Carreiras > Saiba quais as 6 melhores profissões para pessoas tímidas e introvertidas

Saiba quais as 6 melhores profissões para pessoas tímidas e introvertidas

 

iStock / Getty Images Plus / SIphotography A timidez e a introversão não precisam ser características que atrapalham o desenvolvimento da carreira, e existem profissões perfeitas para pessoas mais reservadas.

Por muito tempo, características observadas em pessoas tímidas e/ou introvertidas foram consideradas negativas ou até mesmo prejudiciais para o desenvolvimento da carreira. Isso acontecia porque pessoas mais reservadas podem sentir dificuldades ao realizar atividades comuns a diversas profissões — como lidar com clientes, participar de reuniões, criar bons relacionamentos com fornecedores e envolver-se com eventos empresariais.

Hoje em dia, porém, a presença de diferentes personalidades e temperamentos no ambiente de trabalho é amplamente valorizada, já que representa a oportunidade de ter acesso a diferentes formas de pensar e agir. Além disso, existem muitas profissões que exigem pouca habilidade social, destacando-se como perfeitas para pessoas que são mais tímidas e introvertidas. Descubra quais são elas a seguir:

6 profissões perfeitas para tímidos e introvertidos

Tradutor

Um tradutor profissional atua fazendo a transposição de documentos, livros e publicações de uma língua para outra. Trata-se de uma atividade que pode ser feita sem sair de casa, mas exige muita pesquisa e atenção para que o sentido do texto original não seja alterado e nem perdido.

Programador

O programador é responsável por projetar, desenvolver, analisar e implementar sistemas, aplicativos e programas para computadores e celulares. Esta é uma profissão que lida basicamente com tecnologia, e exige raciocínio lógico e habilidade de concentração.

Revisor de textos

A principal atividade de um revisor de textos consiste em analisar livros, textos acadêmicos e publicações em geral, adequando a escrita de modo que ela esteja com a gramática correta e estrutura adequada. Em geral, é uma atividade realizada por profissionais formados em Letras ou cursos de Comunicação.

Designer gráfico

Este profissional projeta e desenha peças gráficas para propagandas, apresentações, sites, campanhas e impressos de todos os tipos. A área do designer exige criatividade e inspiração, mas que pode ser realizada sem interagir tanto com as pessoas.

Bibliotecário

Responsável por organizar, classificar e catalogar informações, o bibliotecário é como um administrador de dados que processa as informações e disponibiliza os materiais para uso do público em geral. Este é um trabalho que exige concentração e organização, além de calma e afinidade com tecnologia e sistemas.

Museólogo

O museólogo organiza, conserva e promove acervos históricos, artísticos, científicos e culturais. Este é um trabalho que demanda pesquisa, leitura e análise cuidadosa de documentos, registros e peças.

Pessoas tímidas e introvertidas podem ser empreendedores?

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, ser uma pessoa reservada também não é um impedimento para quem pensa em empreender: na verdade, os introvertidos podem ser excelentes empreendedores justamente porque tendem a ser bons ouvintes, além de ter equilíbrio, senso crítico e propensão a refletir e perceber as necessidades alheias. Essas características podem fazer com que os introvertidos tenham até mais sucesso que os extrovertidos quando o assunto é empreendedorismo.

Aliás, no mundo corporativo o que não faltam são exemplos de introvertidos ou tímidos que alcançaram sucesso absoluto em suas áreas e hoje são referência mundial naquilo que fazem. Bill Gates (Microsoft), Larry Page (Google) e Mark Zuckerberg (Facebook) são apenas alguns exemplos.

Matérias Relacionadas