Home > Liderança > As 5 principais qualidades de um vendedor de alta performance

As 5 principais qualidades de um vendedor de alta performance

Jirsak / iStock / Getty Images Plus O vendedor de alta performance tem um desempenho superior aos demais, ficando sempre em sua liderança.

Há pessoas que demonstram talento nato em vendas, mesmo quando atuam em outras profissões. Para quem está tentando crescer na área, esses exemplos podem frustrar seus anseios por não ter tido a sorte de nascer com essa habilidade, já que muitas pessoas acreditam que não é possível atingir esse patamar.

A verdade é que não há uma fórmula para ser bem-sucedido, mas é possível desenvolver habilidades capazes de transformar um vendedor esforçado em um de alta performance em vendas. Enquanto muitos atribuem as vendas à arte, outros acreditam que é pura ciência, e é preciso ser um estudioso atento para obter o sucesso almejado.

A área de vendas de uma empresa

Tão valorizada quanto pressionada, é na área de vendas que uma empresa conquista seus objetivos financeiros e consegue distribuir seus produtos entre os consumidores. Aliada ao marketing, ela é responsável pelo planejamento, direção, supervisão, treinamento e controle das vendas de produtos e serviços da organização.

Há algumas décadas, a função do vendedor vem se modificando bastante e ganhando outros perfis e funções que vão muito além da simples comercialização de um produto ou serviço. O vendedor é praticamente um consultor, sendo responsável por apresentar soluções aos clientes, de preferência que também sirvam aos interesses da empresa.

A comunicação verbal direta traçada entre vendedor e cliente tem como finalidade a fidelização. É na forma como essa comunicação se estabelece que está a essência da venda, no limiar entre a compreensão e a busca por servir seu cliente da melhor maneira, ao mesmo tempo em que bate suas metas pessoais e da equipe.

O vendedor é um representante da empresa perante o consumidor, e é ele quem personifica a mensagem que ela deseja passar para o consumidor final. E é justamente por meio dessa qualificação que ele consegue equilibrar os objetivos e fazer negociações que satisfazem plenamente ambos os lados é que está o vendedor de alta performance.

Qualidades de um vendedor de alta performance

A diferença real entre um vendedor mediano e um de alta performance está no desempenho. Enquanto o mediano está sempre tentando aumentar suas comissões e a quantidade de produtos vendidos, o de alta performance foca em sua liderança para fazer uma venda completa e que proporcione frutos posteriores.

Conheça, a seguir, as cinco principais qualidades de um vendedor de alta performance, que podem ser exercitadas em quem está interessado em superar seus próprios resultados:

Motivação intrínseca

Sem requerer estímulos extras para se motivar, o vendedor de alta performance tem um desejo intrínseco de fazer sempre o melhor. Mais do que uma ótima comissão no contracheque, suas ações são geradas pela paixão e pela motivação no trabalho.

Olhar para o outro

Os excelentes resultados de um vendedor de alta performance vêm de um cuidado com as necessidades do seu cliente. Por meio de avaliações minuciosas sobre fatores físicos e psicológicos, ele consegue ouvir mais que falar e oferecer um produto que realmente supra suas necessidades e não algo que lhe seja conveniente ofertar.

Integridade

O conceito de vendedor desonesto, que dá informações inexistentes sobre o produto só para vendê-los, está perdendo cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Hoje em dia, o cliente está cada vez mais exigente, enquanto as empresas querem profissionais que representem a marca, sempre levando seus conceitos e sinceridade a frente.

O vendedor de alta performance é íntegro e honesto, ou seja: alguém em quem o cliente e a empresa confiam.

Busca constante por aprimoramento

Não basta ter talento e acreditar que isso é suficiente para alcançar e manter o sucesso. O vendedor de alta performance entende que treinamento, informação e conhecimento são a base para o seu sucesso.

Valorização da comunicação

Não dá para atrelar a imagem de um vendedor de sucesso a uma pessoa carrancuda e de poucas palavras. Embora a dinâmica da venda exija que o profissional ouça seu cliente para compreender suas necessidades reais, o vendedor de alta performance domina os segredos da boa comunicação.

Um bom papo despretensioso pode trazer informações preciosas sobre o cliente e tornar a relação mais estreita e amistosa do que a de um mero vendedor. Os argumentos e a boa apresentação são essenciais para o sucesso!

Matérias Relacionadas