Home > Liderança > Como desenvolver minha capacidade de liderança?

Como desenvolver minha capacidade de liderança?

Adquirir conhecimento, delegar tarefas com sabedoria e administrar conflitos são ações que despertam engajamento e aumentam a produtividade das equipes

iStock.com / 6kor3dos A capacidade de liderança vai muito além de ser um chefe quer manda nos outros, e envolve gerenciamento e capacidade de motivação.

Para trabalhar com gestão de pessoas e liderar equipes, é fundamental que os profissionais desenvolvam atributos específicos que contribuem para uma liderança eficiente. Porém, ainda existem muitos profissionais com a visão errônea de que o papel de um líder consiste em simplesmente ter um grupo de pessoas para gerenciar ou delegar tarefas.

Como ainda existem percepções erradas, é comum que muita gente entre em conflito com a ideia que líder é um chefe, o que é totalmente errado. O simples fato de gerenciar um grupo de colaboradores não é a única coisa que um líder deve se preocupar.

O que é um líder?

Guiar, motivar, orientar, supervisionar, instruir e planejar estão entre as principais tarefas que fazem parte das atividades de um líder, um profissional que está encarregado de praticar atitudes assertivas e influenciáveis dentro de um grupo de pessoas. Em outras palavras, o líder deve, juntamente com seus colegas de trabalho, agir com táticas que permitam gerar engajamento e aumentar a produtividade no trabalho.

Algumas pessoas já nascem com um espírito de liderança, enquanto outras precisam adquirir essas características para desempenhar essa função com qualidade. Porém, os dois casos precisam desenvolver a capacidade de liderança para gerar resultados positivos por meio de dicas importantes.

Dicas para desenvolver a capacidade de liderança

Adquira conhecimento

Se você não sabe ser um líder, estude para isso. Se você consegue ser um líder, se desenvolva ainda mais. O conhecimento é a chave para ampliar a assertividade e a competência de um líder.

Saiba motivar a equipe

Saber se colocar no lugar do outro é fundamental, uma vez que ser liderado por alguém que só sabe fazer cobranças não é nada produtivo. Saber motivar o grupo gera mais confiabilidade, promove um melhor empenho de todos e ainda ajuda a empresa a conquistar seus objetivos.

Delegue com sabedoria

É importante entender que delegar não se trata de mandar. Isso gera sobrecarga e inconveniência aos liderados. Planeje com cautela as tarefas e saiba delegá-las de acordo com a capacidade de cada um. Trabalhando com confiança e responsabilidade, os subordinados passarão a ter maior desejo em cumprir suas funções.

Administre os conflitos

Ser um líder não se resume só a atuar em questões técnicas, e também envolve o gerenciamento de conflitos. Adapte sua capacidade de liderança a ponto de prevenir problemas e intrigas dentro da equipe. Coerência, imparcialidade e dinamismo são vertentes indispensáveis para quebrar confusões e gerar mais rentabilidade no trabalho.

Matérias Relacionadas