Home > Liderança > Confira 5 dicas de como ser um bom coordenador de equipe

Confira 5 dicas de como ser um bom coordenador de equipe

iStock / Getty Images Plus / jacoblund Ser um líder vai muito além de ter um cargo superior ao de outros colaboradores: liderar é um ato de compreensão de todos os lados.

Nenhum trabalho que exige coordenação é simples, especialmente se a atividade envolver pessoas — que são tão variáveis e voláteis! É preciso ter competências e qualidades específicas para lidar com todas as situações que surgem ao coordenar uma equipe e, ainda assim, pode ser assustador começar nessa carreira ou ser promovido para ela.

Confira algumas dicas que podem te ajudar nesse processo de se tornar um bom coordenador de equipe:

Dicas de como ser um bom coordenador de equipe

Trabalhe sua liderança

Ser um líder é mais do que apenas ter um cargo superior ao de outros funcionários. Isso significa apenas ser um chefe (Entenda a diferença entre líder e gerente aqui). Liderar é um ato de compreensão de todos os lados, tanto da empresa quanto dos colaboradores. Ao coordenar uma equipe, você certamente precisa que ela seja produtiva, mas também que ela se sinta bem e confortável em realizar suas obrigações.

Portanto, exercite suas habilidades de liderança observando se você está sendo justo, conversando com todos, ouvindo, aprendendo e estudando constantemente. As pessoas respeitam um bom líder, e coordenar quem te respeita é infinitamente mais fácil.

Tenha ética

Em uma posição tão estratégica, você receberá algumas informações confidenciais — algumas virão da empresa, enquanto outras virão dos próprios funcionários. É importante não perder seus princípios em meio a jogos de poder e, para isso, você deve seguir sempre a sua ética profissional. Às vezes, isso pode significar a adoção de uma postura mais rígida em relação a algumas pessoas.

Evolua constantemente

Uma pessoa que se compromete em ser um bom líder para sua equipe está sempre se aprimorando profissionalmente, tanto para avanço da própria carreira quanto para promover melhorias no ambiente de trabalho. Nesse sentido, é importante que você participe de palestras e eventos relacionados à sua área sempre que possível, leia livros a respeito e faça autoavaliações. Aprimorar-se também significa reconhecer seus erros e acertos!

Seja multitarefa

Talvez a parte mais desafiadora em aprender como ser um bom coordenador de equipe é organizar tudo o que deve ser feito simultaneamente. Coordenar várias pessoas exige que você esteja a par do que todas elas estão fazendo — e do que deveriam estar executando. Isso exige bastante da mente e, por isso, é recomendado que você trabalhe sua capacidade multitarefa.

Quando se deparar com muitas coisas a serem feitas de uma vez, priorize-as, comunique suas decisões sem enrolação e não perca de vista o quadro geral da equipe e de seus objetivos.

Seja imparcial

Se você chegou ao cargo de coordenação por meio de uma promoção, é provável que tenha amigos ou colegas que agora você tem que gerenciar. Cuide para que isso não afete suas relações e para não ser influenciado por suas amizades. Ouça e aplique o que os seus superiores quiserem, sempre da maneira mais justa possível e sem esquecer como é estar na posição de seus antigos colegas.

Matérias Relacionadas