Home > Liderança > Conheça 5 tipos de tomada de decisão que um bom gestor considera

Conheça 5 tipos de tomada de decisão que um bom gestor considera

drogatnev / iStock / Getty Images Plus As decisões tomadas pelo gestor devem se adequar as diferentes situações de modo a trazer resultados positivos à empresa, clientes e colaboradores.

Quem ocupa um cargo de gestão ou liderança precisa saber como tomar decisões importantes, uma vez que esta é justamente uma de suas principais responsabilidades dentro da empresa. Este profissional deve estar sempre preparado para todas as circunstâncias e problemas que podem surgir ao longo da execução de projetos e dentro da relação entre os diferentes colaboradores e equipes.

Diante dessa responsabilidade, é fundamental que o gestor conheça todas as suas alternativas antes de tomar uma decisão, de modo que a escolha seja feita da melhor forma possível e sem precipitações. Manter a tranquilidade e a calma na hora de tomar uma decisão pode trazer diversos benefícios, tais como:

O que poucos profissionais sabem, entretanto, é que existem diversos tipos de tomada de decisão — que se adequam a diferentes situações de modo a trazer efeitos positivos à empresa, aos colaboradores e aos clientes. Para profissionais que precisam tomar decisões diariamente, é fundamental saber quais são as ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar e aprimorar o processo decisório. Confira abaixo quais são eles e entenda suas características:

5 tipos de tomada de decisão

Decisão baseada no instinto

São as decisões tomadas sem pensar direito nas consequências e que surgem naturalmente. Um bom exemplo deste tipo de decisão pode ser encontrado quando um indivíduo escuta um barulho muito alto e tem a reação imediata de se proteger, mesmo que não haja nenhum perigo iminente.

Na empresa, o gestor pode tomar uma decisão instintiva quando um profissional de sua equipe comete um erro e, por instinto, acaba assumindo a culpa sem pensar nas possíveis consequências. Infelizmente, como esse tipo de decisão é impensada, existe a possibilidade de que tudo saia errado. Por isso, essa certamente não é forma mais indicada de agir e tomar decisões.

Decisão baseada nas crenças conscientes

Este tipo de decisão é mais responsável e racional, pois o gestor consegue analisar a situação antes de tomar a decisão que considera mais adequada. Dessa forma, ele consegue ponderar e pedir ajuda de outros profissionais, caso necessário. A partir da decisão baseada nas crenças conscientes, o gestor consegue utilizar suas experiências passadas e sua expertise para entender melhor o que deve ser feito e, assim, projetar novas experiências.

Decisão baseada nas crenças subconscientes

A tomada de decisão baseada na crença subconsciente é aquela tomada com base no que o gestor acredita ser verdade e que o acompanha desde a infância. Ao tomar este tipo de decisão, entretanto, é preciso ficar atento para que ela não seja estimulada por sentimentos e emoções que não são exatamente as mais adequadas para a situação.

Decisão baseada em valores

Este tipo de decisão é baseada nos valores pessoais do gestor, ou seja, o que ele acredita ser certo e errado. Em geral, o processo decisório é guiado pelas crenças e por tudo o que o profissional vivenciou ao longo de sua jornada.

Gestores com valores positivos certamente conseguem tomar decisões mais corretas, íntegras e coerentes, pois compartilham de sentimentos que lhe permite chegar a resoluções que beneficiam sua equipe e a empresa como um todo. Por outro lado, se o gestor possui valores negativos, ele tende a tomar decisões de forma parcial e que privilegiam apenas a si mesmo.

Decisão baseada na intuição

As decisões tomadas com base na intuição são aquelas em que o gestor se guia pelos seus conhecimentos gerais, pelo que acha ser certo ou errado. Quando se tem uma intuição mais aguçada, é possível tomar decisões mais concisas e acertadas.

Dica importante: independentemente do tipo de decisão tomada, é preciso antes de qualquer coisa ser íntegro e correto, pensando sempre no bem comum.

Matérias Relacionadas