Home > Coaching > Conheça as características de um Líder Coach e a importância da figura nas organizações

Conheça as características de um Líder Coach e a importância da figura nas organizações

iStock / Getty Images Plus / phototechno O Líder Coach é aquele capaz de criar condições para que seus liderados obtenham sucesso em suas tarefas, de acordo com os objetivos estipulados.

O Coaching é uma metodologia que se baseia em conhecimentos de diversas disciplinas — tais como a Administração, a Psicologia, a Gestão de Pessoas, Neurociência, Recursos Humanos, entre outras — para apoiar pessoas, grupos ou organizações na tarefa de atingir objetivos específicos.

O coach, responsável por aplicar a técnica, tem o papel de pavimentar o caminho para que as pessoas cheguem a esses objetivos, o que consiste em identificar as principais habilidades e pontos a serem desenvolvidos para que isso ocorra. Em outras palavras, o papel do coach é remover obstáculos mentais, eliminar condutas negativas e solucionar tudo o que for nocivo ou desnecessário na caminhada rumo aos objetivos.

Nesse sentido, o coach é capaz de levar o indivíduo a perceber aquilo que realmente tem serventia para seu sucesso. Para isso, ele utiliza perguntas estratégicas como:

  • “O que você está fazendo neste momento que pode te auxiliar a alcançar seu objetivo?”
  • “Por que o receio de dar determinado passo?”

Perguntas como essas levam a abordagens corretas para que o indivíduo consiga se fortalecer para ser capaz de atingir seus objetivos no mais curto espaço de tempo.

O que é um líder coach?

Levando em conta o que significa Coaching, podemos considerar como líder coach aquele que é capaz de criar condições para que seus colaboradores obtenham sucesso em suas tarefas, de modo que os resultados alcançados pela equipe sejam satisfatórios e estejam dentro dos objetivos estipulados.

Entre as características do líder coach, destaque para a habilidade de lidar com pessoas, entender que cada uma delas é especial e diferente, que cada profissional habita um universo particular e que precisa ser compreendido individualmente.

O líder coach sabe identificar as deficiências individuais de maneira responsável, suprindo-as com treinamento adequado. Além disso, ele sabe identificar as capacidades e habilidades individuais, colocando-as a serviço da equipe.

A importância do líder coach nas organizações

Cada vez mais, as empresas esperam que seus colaboradores possuam iniciativa e um alto grau de autonomia. Para isso, é preciso que as contratações estejam alinhadas à busca desse perfil. Sendo assim, o líder de uma equipe deve agir como um facilitador capaz de tirar o melhor do conjunto de habilidades, personalidades e lideranças.

É preciso, portanto, que esse elemento tenha capacidade e prazer de lidar com pessoas e de ajudá-las a resolver seus problemas, lidar com suas expectativas profissionais e alinhá-las aos objetivos da empresa.

O líder coach é capaz de identificar condutas e maus hábitos que limitam a produtividade individual, como desorganização e indisciplina. Muitas vezes, esses vícios podem inviabilizar um grande talento, uma vez que os esforços são mal canalizados. Neste contexto, o papel de um líder coach consiste justamente em identificar esse tipo de atitude e usar as técnicas de coach para neutralizá-las.

Enquanto um líder centralizador e cobrador de tarefas tende a fortalecer seu próprio poder, o líder coach aumenta a força da equipe como um todo, sempre com o objetivo de alcançar os melhores resultados.

Matérias Relacionadas