Home > Liderança > Conheça os 7 diferentes tipos de liderança organizacional e as características de cada um

Conheça os 7 diferentes tipos de liderança organizacional e as características de cada um

© Depositphotos.com / baranq Existem diversos tipos e modelos de liderança, sendo que cada um deles traz características que complementam os demais.

Cada organização possui características particulares e específicas, que são determinadas pelo negócio da empresa, bem como pela missão e valores institucionais. Por conta disso, é praticamente impossível apontar um tipo de liderança considerado ideal para todas as empresas, e muitas delas podem apresentar mais de um modelo de líder entre seu quadro de colaboradores e gestores, sendo que cada um traz características que complementam os demais. É muito difícil que um único líder consiga reunir todas essas características, e isso nem é necessário, já que é perfeitamente possível ter diferentes tipos de liderança em uma mesma organização. O ideal é que todos esses tipos estejam presentes na medida certa, sem que um único profissional centralize as posições de liderança. Vale lembrar que a liderança é uma habilidade e, portanto, pode ser desenvolvida por qualquer profissional. Nesse sentido, cabe à organização ter uma visão clara dos tipos de liderança que precisa em cada departamento, cada processo, cada atividade e cada situação. É uma tarefa que cabe ao setor de Recursos Humanos, que se responsabiliza por realizar estudos e acompanhamento constante de seus colaboradores.

Quais são os tipos de liderança organizacional?

Líder Coach

O Líder Coach é, atualmente, o líder mais buscado pelas organizações. Isso porque ele é focado em desenvolver seus liderados e, para isso, tenta sempre identificar forças, fraquezas, habilidades e características dos membros de sua equipe, de modo a fazer todos se aprimorarem e, assim, conquistarem resultados positivos.

Líder Visionário

A liderança visionária está sempre alguns passos à frente de todos. Este líder é, antes de tudo, um empreendedor focado em desvendar oportunidades e criar projetos. Sua capacidade está em convencer e engajar as pessoas.

Líder Motivacional

Seu ponto forte é o relacionamento interpessoal e a capacidade de engajar as pessoas. É muito bem-visto nos momentos de crise, em que é preciso tirar as pessoas da inércia e fazê-las acreditar que é possível alcançar os resultados.

Líder Técnico

Esse é o líder mais amado pelos outros líderes. Sua palavra tem peso por conta do enorme conhecimento técnico, capacidade e experiência. É consultado e seguido pelo seu capital intelectual.

Líder Situacional

Imagine um técnico de futebol, que lida com onze jogadores diferentes em campo — além de outros tantos no banco de reserva — e enfrenta um adversário diferente a cada jogo. Se a sua organização faz lembrar a situação de um técnico de futebol, em que “cada jogo é um jogo”, então você precisa de uma liderança situacional, já que ela é capaz de adaptar seu estilo às diferentes situações.

Líder Democrático

Como o nome já indica, é aquele que faz com que seus liderados participem das decisões e se sintam parte delas. Sua presença é extremamente positiva em uma organização que tenta se diferenciar por inovação, pois é preciso que haja engajamento e espírito empreendedor para que a produção de ideias seja profusa.

Líder Liberal

Este líder está presente e garante que os colaboradores tenham tudo aquilo que precisam, sem interferir no livre arbítrio de seus liderados. Trata-se de um líder importante em ambientes que demandam alto grau de autonomia dos colaboradores, que devem ser incentivados a tomar decisões importantes o tempo todo.

Matérias Relacionadas