Home > Desenvolvimento Humano > Conheça os 8 melhores livros de gestão de pessoas e liderança

Conheça os 8 melhores livros de gestão de pessoas e liderança

iStock / Getty Images Plus / artisteer Os livros podem ser uma excelente fonte de informações e desenvolvimento profissional, contribuindo para a formação de quem atua com gestão de pessoas e em posições de liderança.

A vida no universo corporativo é cheia de desafios: sempre estão surgindo novidades e diferentes maneiras de atuar e desempenhar tarefas, independentemente da área de atuação na qual o profissional atua. Isso sem falar na alta competitividade, que está cada vez mais acirrada e movimentando o mercado profissional.

Para encarar este contexto e se manter no mercado, é fundamental manter-se atualizado, estar sempre estudando, se desenvolvendo e buscando novas formas de garantir mais eficiência e produtividade. Para quem atua em posições de liderança ou gestão de pessoas, isso é ainda mais importante, já que adquirir novos conhecimentos também é essencial para manter uma equipe bem motivada e orientada para os resultados.

Além dos cursos e palestras, os livros podem uma excelente fonte de informações e desenvolvimento profissional. Pensando nisso, separamos oito indicações de livros sobre gestão e liderança para quem quer se manter sempre atualizado. Veja a seguir:

Os melhores livros de gestão de pessoas e liderança

Inteligência Emocional — Daniel Goleman

Daniel Goleman revolucionou o mundo dos negócios e a forma de liderar pessoas com este livro, que defende a existência de dois tipos de inteligência: a emocional e a racional. Segundo ele, é importante saber como controlar as duas para gerir equipes com harmonia e eficiência.

Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie

Este é clássico para quem quer melhorar seus relacionamentos, tanto na vida pessoal quanto profissional. O livro dá dicas de como melhorar a comunicação e ensina caminhos para alcançar objetivos de forma bastante direta.

O gestor eficaz — Peter Drucker

O autor indica os cinco hábitos que todo profissional deve ter para alcançar o sucesso. A obra é um excelente manual para gestores!

Liderança positiva — Gilberto Guimarães

Este é, sem dúvidas, um dos melhores livros sobre gestão de pessoas, pois ele indica formas de liderar por meio do reforço das emoções positivas — como a gratidão, a compaixão e o otimismo.

A liderança além dos números — Alexandre Prates

Neste livro, Alexandre Prates explica que, para alcançar o sucesso com suas equipes, o verdadeiro líder e gestor de pessoas deve ir muito além da medição de resultados, metas e dados. O autor indica os caminhos a serem seguidos com ajuda de cases e ferramentas prontas para serem colocadas em prática.

Competência: a chave para o desempenho — Cecília Whitaker Bergamini

A autora explora o quanto a competência de cada um dos membros da equipe é fundamental para o crescimento das empresas como um todo. Além disso, o texto aponta como é possível explorar este fator e a criatividade para que os resultados sejam conquistados.

O gerente minuto — Ken Blanchard

Considerado por muitos como o verdadeiro manual do líder, este clássico é realmente um dos melhores livros de gestão e liderança de todos os tempos. Ele simplifica a gestão e dá dicas práticas de como elogiar, medir e até criticar a equipe.

Motivação 3.0 — Daniel H. Pink

Neste excelente livro, Daniel Pink relata as novas formas de gerenciar pessoas e os métodos que mais funcionam com as gerações mais jovens.

Matérias Relacionadas