Home > Sem categoria > Entenda a diferença entre líder e chefe

Entenda a diferença entre líder e chefe

Sim, eles são muito diferentes: compreenda quais são os comportamentos mais característicos de cada um deles e entenda porque o conceito de liderança vem ganhando cada vez mais espaço no universo corporativo

Foi-se o tempo em que o chefe, com sua postura autoritária e de superioridade, era valorizado pelas corporações. Atualmente, com todas as mudanças culturais dentro e fora das empresas, a figura do chefe vem sendo rapidamente substituída pela do líder. Mas, afinal, qual a diferença entre os dois?

A primeira grande distinção está na relação que chefe e líder estabelecem com seus subordinados. Enquanto o primeiro tem como tendência dar ordens e conseguir resultados através do amedrontamento e coerção, o segundo, ao contrário, procura estabelecer uma relação de respeito e parceria com os membros da sua equipe.

Para ter sucesso no estabelecimento desta parceira, o líder precisa desenvolver a si mesmo, buscando o autoconhecimento, a capacidade de ser empático e, sempre que possível, simpático. Aqui entra outra grande diferença entre líder e chefe: o líder é capaz de mostrar as suas fragilidades sem perder o respeito de seus funcionários admitindo, inclusive, possíveis erros de sua parte. Um comportamento que passa bem longe dos chefes tradicionais.

Por ter mais segurança pessoal, o líder é menos centralizador do que o chefe, e não sente a necessidade de aumentar o seu poder através da contenção de informações. Ele partilha dados, democratiza conhecimentos e passa adiante os aprendizados que adquire de seu processo de atualização (o líder nunca para de estudar). Menos dono da verdade, o líder também busca maior coerência entre o discurso e a prática.

Esta postura de humildade do líder está aliada a uma capacidade de controle – não é por ser mais próximo das pessoas do que o chefe que o líder deixa de lado suas responsabilidades de técnicas e conquista de resultados. A diferença está no fato de que o líder se sente mais responsável do que grande parte dos chefes no que se refere à administração de seu próprio tempo e também dos detalhes das atividades de toda a equipe, de modo que cada um encontre o melhor ambiente possível para produzir.

É na hora de se comunicar com os colaboradores diante de uma situação difícil que chefes e líderes se diferenciam por completo. O chefe parte do princípio da atribuição de culpa e, em muitos casos, chega a tratar agressivamente o seu funcionário caso perceba algum problema. Já o líder, mais preparado psicologicamente, busca agir de forma franca e até firme dependendo da situação, mas sempre de maneira educada e prezando pela integridade de seu colaborador. Embora ainda existam muitos chefes no mundo corporativo, a chegada dos líderes promete causar uma mudança positiva – e produtiva – para a qual todos precisam estar preparados.

Matérias Relacionadas