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A importância da liderança pessoal na formação de um gestor de sucesso

Para ser um bom líder é preciso ter muita criatividade dentro do ambiente de trabalho

phototechno / iStock / Getty Images Plus Para ser um gestor de sucesso é fundamental conquistar a credibilidade e a confiança de sua equipe.

O êxito na gestão de qualquer empreendimento depende diretamente de uma série de fatores, entre os quais podemos destacar a habilidade de liderança pessoal — que consiste em liderar a si mesmo em direção à conquista dos objetivos profissionais e individuais. É justamente por meio liderança pessoal que muitos profissionais se destacam em suas respectivas áreas dentro de uma empresa.

Existem pessoas que já possuem naturalmente a habilidade de liderança pessoal, ou seja: um carisma próprio e a capacidade de se tornar líder. Apesar disso, todas as pessoas são capazes de desenvolver esta habilidade por meio de um pouco de treino. Descubra a seguir como desenvolver sua capacidade de liderança pessoal:

Dicas para desenvolver a liderança pessoal

A principal dica para desenvolver sua habilidade de liderança pessoal é ter boas estratégias. Nesse sentido, é fundamental que você seja capaz de pensar previamente nos detalhes de cada ação, de modo a evitar ser surpreendido por transtornos ao longo do caminho. Um bom líder é capaz de conquistar credibilidade e confiança entre seus colegas, e o planejamento estratégico é de grande importância para lidera-los de maneira assertiva.

Além disso, é essencial que você tenha bons mentores. Isso porque quem tem bons exemplos a seguir consegue desenvolver melhor suas capacidades de liderança pessoal. Outro ponto a ser levado em consideração na construção de um bom líder é a criatividade, uma vez que a criatividade no ambiente de trabalho é fundamental para sanar problemas e pensar além do óbvio é uma das ferramentas essenciais da boa liderança pessoal.

Outra dica é saber inspirar confiança em sua equipe por meio do alcance de resultados efetivos, provando assim que as suas ideias e alternativas são eficientes e que você possui as qualidade de um bom líder.

Liderança pessoal e institucional

De maneira geral, é possível dizer que a liderança institucional está voltada mais para o líder corporativo, ou seja, um líder que age atendendo às exigências do negócio e atuando de acordo com as normas éticas da empresa em questão. Por outro lado, a liderança pessoal está relacionada a questões como carisma, boa comunicação, capacidade de persuasão e ideias criativas.

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