Home > Liderança > Líder e liderança: entenda a diferença (prática) entre os termos

Líder e liderança: entenda a diferença (prática) entre os termos

iStock / Getty Images Plus / monkeybusinessimages O líder é uma pessoa que inspira os outros e consegue manter a equipe unida para cumprir metas, enquanto a liderança é um cargo hierárquico.

Líder e liderança são termos bastante parecidos, mas têm significados diferentes. É possível estar na liderança e ser um líder, ao mesmo tempo em que muitas pessoas que ocupam um cargo de liderança não conseguem inspirar seus colaboradores — sendo apenas o famoso chefe, ou seja, aquele que está no poder.

Neste contexto, vale ficar atento também à diferença entre líder e chefe: enquanto o chefe é aquele que ocupa seu cargo de maneira autoritária e sem dar espaço para que os subordinados expressem sua opinião, o líder é alguém que inspira confiança e conquista o respeito de seus funcionários por meio de um relacionamento humilde e colaborativo.

O que é um líder?

Um líder é aquela pessoa que inspira seus colegas de trabalho e consegue levá-los a cumprir metas, não necessariamente usando sua autoridade. O líder nem sempre ocupa um cargo alto na empresa, e pode ser alguém que está no mesmo nível hierárquico dos demais, mas consegue inspirar a todos e manter a equipe unida para conquistar o resultado esperado.

O líder é alguém criativo, visionário, que sabe se comunicar, que enxerga seus colegas como colaboradores (e não como funcionários) e que, muitas vezes, tem espírito empreendedor. Quando um cargo de liderança é ocupado por um verdadeiro líder, tanto a equipe como a empresa têm muita a ganhar!

O que é liderança?

A liderança pode ser definida como um cargo ocupado por alguém que está no poder, ou seja: uma pessoa que conquistou cargos mais altos dentro de uma empresa e comanda uma equipe ou todo o negócio. Essa pessoa pode ou não ter o perfil de um líder, e é possível que seja apenas um chefe.

Estar na liderança, portanto, significa apenas estar no comando de alguma equipe, projeto ou empresa. Trata-se de ter maior autoridade e ocupar um cargo mais alto na hierarquia de uma empresa. O ideal, no entanto, é que esta pessoa que ocupa uma posição de liderança tenha perfil de líder — e não aja apenas como um superior.

Matérias Relacionadas