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Líder humano: como esse perfil profissional melhora a produtividade da equipe?

Nova era corporativa precisa de profissionais que saibam se colocar no lugar do outro

© Depositphotos.com / monkeybusiness O líder humano é mais parceiro e sabe identificar as necessidades e anseios da sua equipe.

Aquela imagem do líder que centraliza todas as tarefas e que trata seus funcionários como máquinas está desaparecendo. Felizmente, as empresas têm visto seus profissionais cada vez mais como seres humanos, criando, assim, uma relação mais próxima e sólida.

A partir do momento em que a empresa coloca o bem-estar dos seus profissionais em primeiro lugar, a tendência é que eles retribuam essa preocupação com mais engajamento e produtividade, por conta da satisfação que sentem ao serem considerados pessoas com voz e vez dentro das equipes.

Aliado a tudo isso entra o líder humano, aquele que se coloca no lugar do outro, é menos autoritário e mais parceiro, sabe compartilhar conhecimentos e desafios, tem alta capacidade de ouvir seus liderados e procura maneiras de tornar o ambiente de trabalho sempre favorável a novos desafios.

Características fundamentais da liderança humana

O mundo corporativo vem sofrendo mudanças cada vez mais rápidas, e o setor de gestão de pessoas vem tentando acompanhar tudo isso. A hierarquia e a frieza na relação com os profissionais estão perdendo espaço para lideranças horizontais, mais inspiradoras e mais sensíveis.

E como aplicar esse novo perfil dentro das organizações? A palestrante motivacional Silvia Bez, também especialista em vendas e marketing pessoal e Master Coach, relacionou as cinco características essenciais de um líder humano:

Humanização
Mesmo vivendo na era da globalização e da informatização, o gestor não pode esquecer que seu colaborador não é uma máquina. Portanto, é necessário valorizá-lo primeiramente como ser humano. Todos terão dificuldades e, para superá-las, eles vão procurar apoio no líder. Assim, o gestor deve usar as melhores habilidades de cada um para fazer com que todos cresçam não somente na empresa, mas também em suas vidas pessoais.

Práticas certas
Não adianta exigir bons resultados se a prática ensinada estiver errada. Ela pode ser repetida inúmeras vezes, mas, se o gestor não direcionar a equipe para o caminho certo, os objetivos não serão alcançados. Consequentemente, os colaboradores nunca farão o trabalho da maneira que deve ser feita.

Incentivo x Motivação
Não parece, mas são coisas distintas. A motivação vem de dentro do profissional e o que a faz crescer é o incentivo que a empresa oferece. O gestor não pode motivar o colaborador, mas pode incentivar com atitudes, como valorizar seu trabalho, entender suas necessidades e ajudá-lo em suas dificuldades. Mostrar que ele é importante para a empresa já é um grande fator para aumentar sua motivação!

Parceria
O grande erro de muitos gestores é pensar sozinho e não dar voz às ideias de seus liderados. Para que o trabalho dê certo, é preciso que exista uma parceria na equipe. Portanto, o líder deve procurar sempre se manter disponível, fazendo com que todos se sintam partes integrantes da tomada de decisões. O simples fato de saber que podem contar com o líder já traz a segurança que precisam para realizar os projetos com precisão. Quando o liderado se vê “dentro” do projeto há, por parte dele, um maior comprometimento.

Gestor coach
Um gestor lidera e orienta seus colaboradores. Um gestor coach pratica todos os passos citados anteriormente e vai além. Ele identifica as competências e habilidades individuais e consegue extrair o melhor de seus liderados. Além disso, o gestor coach entende as principais capacidades e as usa de forma que beneficie toda a equipe, ao mesmo tempo em que ajuda o grupo a superar as dificuldades. Resumindo: ele se torna um parceiro de seus liderados. Assim, juntos, entregam os melhores resultados para a empresa.

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