Home > Liderança e Gestão de Pessoas > Liderança: o que fazer quando os funcionários não gostam de você

Liderança: o que fazer quando os funcionários não gostam de você

Entender os motivos e promover mudanças são algumas formas de reverter o quadro

© Depositphotos.com / CITAlliance O líder precisa entender o que chateia os funcionários e procurar soluções.

A liderança é um desafio para qualquer profissional. Por mais experiência e disposição que a pessoa tenha, o tipo de projeto, a cultura da empresa e o perfil da equipe influenciam e muito no comportamento que o líder deve adotar para extrair o máximo dos colaboradores e alcançar os resultados almejados pela empresa.

E por mais que se trace estratégias bacanas e criativas, quando a equipe não se identifica com o perfil do líder, o andamento e qualidade do projeto ficam bastante comprometidos. As boas ideias não nascem e as discussões improdutivas se tornam frequentes.

Mas quando identificado o problema a tempo é possível reverte a situação, colocar toda a equipe no eixo e dar andamento ao projeto. Quem dá as dicas é Fabiane Oliveira, leader coach e analista comportamental:

Identifique quem pensa dessa forma

Utilize questionários, chegue mais próximo de seus funcionários, tenha uma conversa franca. De maneira indireta, eles dirão o que os incomoda e você saberá o que eles realmente acham.

Aceitar a situação

Negação é muito comum. Temos o hábito de pensar que a culpa é deles, mas os culpados, muitas vezes, somos nós mesmos. Portanto, aceite de cabeça erguida que há um problema. É o primeiro passo para tentar corrigir.

Coloque os funcionários no jogo

Para lidar com a situação, peça que eles o ajudem. Eles ficarão muito felizes em ver que você deseja mudar o cenário, e prontamente darão instruções e conselhos.

Façam mudanças rápidas

Alguns problemas serão bem difíceis de serem alterados. No entanto, certamente existem algumas medidas que podem ser tomadas em um curto espaço de tempo. Por exemplo, um café da manhã semanal com a equipe pode mudar os ares do local.

Voltar ao passo 1

Por fim, depois de um tempo após a execução das mudanças, volte a identificar quem ainda está insatisfeito, e recomece o ciclo.

“Sempre haverá desvios no comportamento, mesmo se você desejar mudar e se tornar um líder servidor. Ninguém é perfeito. O que precisa acontecer é você ter a vontade de mudar, todos os dias”, finaliza Fabiane Oliveira.

Matérias Relacionadas