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Liderança: oito características essenciais de um franqueado

Independentemente da força e da fama da marca, uma franquia só faz sucesso tendo à frente uma boa coordenação

© Depositphotos.com / baranq O sucesso de uma franquia depende da capacidade de liderança do empreendedor.

Quem opta por ser dono do próprio negócio precisa desenvolver importantes habilidades que são pertinentes a um líder. E se a ideia é apostar em uma franquia, essa exigência não é menos importante.

O franqueado vai precisar liderar sua equipe local na luta por bons resultados, missão que não cabe ao franqueador. Por mais que a marca seja de sucesso, o empreendedor que aposte em uma franquia vai precisar dominar práticas de liderança e gestão para manter e alavancar o sucesso que a marca já possui em outras praças.
Um exemplo de sucesso é Elizabete Gonçalves, master coach e franqueada da unidade SUPERA em Diamantina (MG). Em 2016, em uma premiação anual realizada pelo franqueador, a empresária conquistou troféus nas categorias “Excelência em Gestão” e “Franquia do Ano – Desempenho”, um dos prêmios mais importantes.

Para essa conquista, Elizabete precisou aprimorar as seguintes habilidades de liderança:

Capacidade em inspirar

Se você espera que a sua equipe trabalhe duro, precisa ser o primeiro a dar o exemplo. Não basta pedir para que os funcionários economizem energia e papel se você mesmo não segue estas orientações. Não há motivação maior para os colaboradores do que ver o líder engajado na empresa que eles estão ajudando a desenvolver. Mostrar comprometimento ganha o respeito dos subordinados.

Respeito e flexibilidade

Um bom gestor precisa ser respeitado, e não temido. É preciso saber lidar com a autoridade persistindo em suas ideias e estratégias, sem minimizar as opiniões dos colaboradores e cedendo ao perceber contribuições positivas.

Conhecimento da equipe

É preciso saber reconhecer que cada membro da equipe tem necessidades, habilidades e desafios singulares. Isso significa respeitar os limites pessoais e não invadir a privacidade dos funcionários. Cada um precisa ter o seu feedback para a sua evolução, aperfeiçoamento e crescimento. É preciso ter em mente que cada um dos membros é uma peça na grande engrenagem que faz a empresa prosperar. Se uma delas falha, os resultados serão comprometidos. E o líder tem sua parcela de responsabilidade tanto nos erros quanto nos acertos de todos.

Capacidade de planejamento e estratégias

Um líder visionário e focado planeja as suas ações, analisa e direciona as ações para obtenção de melhores resultados em menor espaço de tempo e com maior qualidade.

Motivação

Um bom líder deve ser resistente à frustração ou, ao menos, não deixar que ela transpareça para a equipe de colaboradores, de forma que eles não se sintam desmotivados e percam o foco. Energia é a palavra de ordem para o gestor de uma franquia de sucesso.

Ousadia

Para gerir uma equipe, é necessário acreditar que é possível sempre fazer mais e melhor. Líderes ousados inspiram a ambição de seus colaboradores e os ajudam a quebrar paradigmas e a pensar fora da caixa. Mas atenção: não leve isso tão ao pé da letra a ponto de ser negligente.

Proatividade

De que adianta um líder que delega, mas não mostra na prática a melhor maneira das ações serem realizadas? Este ponto está intimamente relacionado com o primeiro que citamos: a capacidade de inspirar. Não fique apenas esperando que a sua equipe trabalhe por você. Aja e você terá resultados muito melhores. Trabalho em equipe é tudo em uma franquia de sucesso.

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