Home > Gestão de Pessoas > Processo de desenvolver pessoas pode ser a arma de gestores para retenção de talentos

Processo de desenvolver pessoas pode ser a arma de gestores para retenção de talentos

nd3000 / iStock / Getty Images Plus O processo de desenvolvimento de pessoas garante que as empresas retenham seus maiores talentos e levem aos seus colaboradores melhorias constantes.

A maioria dos especialistas em negócios e gestão de pessoas concorda que a maior riqueza de uma empresa está em seus colaboradores. Afinal de contas, são eles que fazem tudo acontecer e garantem a qualidade dos, processos, produtos e serviços oferecidos. Justamente por isso, poder contar com funcionários competentes e motivados ajuda as empresas a alcançarem melhores resultados, diminuir os custos e ainda oferecer um atendimento diferenciado.

Porém, manter este tipo de motivação e reter os funcionários talentosos não é uma tarefa fácil de ser realizada naturalmente. Por isso, é essencial que as empresas invistam nos processos de desenvolvimento de pessoas, de modo a garantir a retenção de seus maiores talentos e levar os colaboradores à melhoria constante.

Empresas que não investem neste tipo de estratégia estão correndo o risco de perder seus melhores colaboradores para a concorrência, o que implica na privação de excelentes oportunidades de se destacar no mercado. Para evitar que isso aconteça, portanto, é fundamental criar formas efetivas de identificar os talentos de cada equipe e investir em seu desenvolvimento profissional.

Como aplicar processos de desenvolvimento de pessoas?

O primeiro passo para identificar talentos e desenvolver pessoas consiste em treinar os gestores, que são o contato direto entre a empresa e suas equipes de trabalho. Em seguida, é necessário avaliar cada caso, verificando quais necessidades de cada um podem ser atendidas e como isso pode ser revertido em mais qualidade no trabalho.

Mas atenção: quando o processo de gestão de talentos é realizado individualmente, é fundamental que ele esteja sempre de acordo com os valores da empresa e seja realizado com cuidado para que este tipo de ação não crie problemas com os demais membros da equipe.

Há formas tradicionais de investir no crescimento das pessoas e na retenção de talentos dentro de uma empresa, sendo que uma das mais fáceis e usuais delas é oferecer cursos de formação e de atualização voltados para a área de formação em que o funcionário trabalhe ou deseja trabalhar.

O processo de desenvolver pessoas, porém, pode ir muito além de aulas e cursos. Outra eficiente forma de fazer isso é por meio de uma gestão de pessoas mais próxima, que verifica quais são os desafios que podem impulsionar ainda mais os talentos individuais. Envolver essas pessoas em projetos de maior importância e que garantam resultados a curto e longo prazo, por exemplo, são outra excelente estratégia.

Por último, podemos ainda citar o reconhecimento destes valores perante o grupo. Este tipo de ação sempre causa bons resultados e deve acontecer em conjunto com outras formas de desenvolvimento.

Matérias Relacionadas