Home > Liderança > Qual a diferença entre gestão e liderança?

Qual a diferença entre gestão e liderança?

Palavras que geralmente se confundem, gerenciar e liderar são duas atividades focadas em diferentes partes do processo de desenvolvimento de uma empresa

Uma das questões que mais afligem os gestores atuais é saber o momento em que suas equipes precisam de um gerente ou um líder. Existem diferenças profundas nos dois conceitos. É daí que surgem perguntas como: É mais importante pensar a curto/médio prazo ou pensar mais à frente? Será que colocar em primeiro plano as metas estipuladas pela empresa é mais correto do que valorizar seus funcionários?

Gerenciar é garantir a execução das tarefas que estão em sua alçada, é cuidar do dia a dia fazendo com que as atividades da empresa caminhem de maneira eficaz para que o resultado seja satisfatório. Deste modo, se um supervisor consegue finalizar um projeto no tempo determinado ele é um bom gerente.

Equipe

Foto: iped

Liderar é colocar as pessoas em primeiro plano, valorizar a relação e o ambiente de trabalho dos profissionais que estão sob a sua responsabilidade. O encarregado lidera quando se preocupa com o bem-estar de todos e cria um bom clima no ambiente de trabalho, fazendo com que os funcionários se inspirem e deem o melhor de si para a empresa. Este é o tipo de pessoa por quem os subordinados criam o sentimento de confiança.

No final das contas, as posturas de líder e de gerente se complementam. Aliás, isso explica a ineficiência de vários gestores atuais. A facilidade em liderar ou gerenciar faz com que eles foquem em só um tipo de comportamento, deixando o outro de lado. De que adianta ter uma visão a longo prazo se os gerentes não se preocupassem com o bom funcionamento diário das empresas?

Liderança

Foto: mexxer

A questão está justamente no equilíbrio. Gerentes normalmente são pessoas objetivas, criteriosas e focadas em resultados, por isso acabam sendo taxados de antipáticos. Por outro lado, os líderes tem um bom tato para lidar com as pessoas, estão preocupados com a forma com que os resultados são alcançados e a sustentabilidade da companhia, mas dão pouca atenção às rotinas administrativas do dia a dia.

É exatamente na diferença entre gestão e liderança que os profissionais precisam prestar atenção. Hoje o mercado procura exatamente um gestor que consiga exercer os dois papéis, unindo produtividade e bem-estar da sua equipe.

Matérias Relacionadas