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7 tendências de marketing on-line para 2016

A indústria do marketing on-line é bastante volátil, mas também trás novidades incríveis e dita os comportamentos modernos

iStockphoto.com / Oskari Porkka Aplicativos e uso de vídeos são algumas das estratégias que podem render frutos em 2016.

A cada ano, um novo hardware, um novo software, novas empresas e novas preferências dos usuários acabam por definir mudanças no mundo do marketing on-line. Pessoas e empresas que se adaptam a essas mudanças acabam por obter grandes vantagens sobre a concorrência.

Jayson DeMers, especialista em SEO e marketing on-line e também colaborador da revista Forbes, adianta sete tendências para quem quer chegar em 2016 antenado com o mercado de marketing on-line:

Invista em vídeo

Anúncios em vídeo vão dominar a rede. Os anúncios em vídeo em si não são nenhuma novidade, mas o que muda em 2016 é o fato de que o Google está finalmente se organizando para receber publicidades em vídeo em sua plataforma. Isso prova que os usuários estão se tornando mais abertos a esse tipo de publicidade e, caso essa tendência continue, veremos uma explosão de vídeos nos lugares mais inesperados. O Google já possui a posse do Youtube e esse é só o começo de possibilidades quase ilimitadas.

Indexação de Apps

Cada vez mais empresários apostam em sites otimizados para mobile marketing e a tendência é que o investimento na criação de aplicativos e indexação dos mesmos seja maior. Apps fazem tudo o que sites fazem, mas de forma mais adaptada e intuitiva para dispositivos móveis. Nós ainda estamos vários anos longe dos aplicativos substituírem completamente websites, mas 2016 será um ano crucial na adoção deles a partir de perspectivas do proprietário da empresa.

Mobile vai dominar

O foco será marketing on-line direcionado a dispositivos móveis. Em 2015 o Google já anunciou que o tráfego móvel ultrapassou o de desktop em 10 países. A propaganda precisa se adaptar às características do novo usuário que tem acesso a celulares ou tablets em qualquer lugar e em qualquer momento do dia.

Assistentes digitais

O Search Engine Optimization (SEO) e o Pay-Per-Click (PPC) são duas estratégias muito populares para garantir que o seu site seja visto por milhares de visitantes previamente desconhecidos. Mas o aumento de assistentes digitais vai levar a um novo tipo de otimização. Assistentes digitais como Siri e Cortana, que utilizam motores de busca tradicionais somente quando necessário para encontrar informações, serão o caminho.

Realidade virtual

Existem dezenas de diferentes dispositivos de realidade virtual preparados para serem lançados nos próximos anos. Um bom exemplo é o Oculus Rift que, entre outros dispositivos de realidade virtual, irá introduzir toda uma nova forma de publicidade on-line, com a integração de plataformas de mídia social populares, canais de vídeo, e até mesmo formas de mensagens diretas.

Dispositivos portáteis inteligentes

Dispositivos como o Apple Watch, um relógio de primeira geração inteligente, deverão se alastrar pelos próximos anos e são portas para o marketing em novos meios. Eles provavelmente chegarão como uma ponte que une o marketing “on-line” ao “da vida real”.

Concorrência

Publicidade vai se tornar algo cada vez mais caro, principalmente, pela alta concorrência. Hoje anúncios on-line são muito baratos, mas, por uma tendência de mercado, é provável que os preços fiquem cada vez mais altos e que o marketing on-line seja dominado pelas grandes marcas.

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