Home > Marketing > Entenda o que é share of mind e faça um bom posicionamento de marca

Entenda o que é share of mind e faça um bom posicionamento de marca

Muito utilizada no marketing, prática indica a frequência e profundidade com que determinado produto é lembrado pelos consumidores

Foto: © Depositphotos.com / CGinspiration

No mundo do marketing, toda marca deseja ser lembrada pelo consumidor. Muitas vezes quando se pensa em um produto, logo uma marca vem à cabeça e é exatamente isso que o Share of Mind faz. Ele mede como as pessoas pensam sobre determinadas marcas em uma categoria de produto. Um exemplo bem simples que ajuda a compreender este processo é se um consumidor pensa com mais frequência na marca X do que na Y na hora de comprar o produto, dessa forma, a marca X alcançou um Share of Mind maior.

Nesse sentido, os profissionais de marketing e publicidade começam a buscar novos recursos e ideias inovadoras para que determinado produto conquiste um pedaço da mente ou da memória do consumidor, o que equivale a um bom posicionamento da marca.

Para isso, as equipes precisam convencer as pessoas de que o item oferece a melhor combinação de características e benefícios para satisfazer suas necessidades. Entretanto, só a comunicação não basta para desencadear o processo. A experiência do consumidor de compra e uso da marca reforça outras qualidades do produto.

A imagem por sua vez também conta pontos importantes. Ela serve de identidade para a marca e por isso é fundamental um programa de comunicação que apresente e reforce a mesma mensagem consistentemente por toda mídia.

Foto: © Depositphotos.com / peshkova

O grande desafio, porém, é construir uma marca que seja Top of Mind, ou seja, a primeira marca a ser lembrada pelo consumidor. Certas vezes a marca atinge um status tão forte que se torna termos genéricos para suas categorias.

Entretanto, o Share of Mind não significa necessariamente igual participação de mercado, já que as pessoas podem pensar, a princípio, na marca, mas optar por comprar o produto concorrente por causa do preço ou outro fator. Desta forma, ao invés de medir a amplitude da posição de uma empresa no mercado, o Share of Mind refere-se à profundidade desta marca.

Matérias Relacionadas