Home > Sem categoria > Na hora do networking, os e-mails são mais usados do que as redes sociais

Na hora do networking, os e-mails são mais usados do que as redes sociais

Pesquisa mostra que o contato presencial está perdendo cada vez mais espaço para a tecnologia na hora de fazer networking

iStockphoto.com / Wavebreakmedia Há três anos, somente 22% dos profissionais usavam e-mails para manter contatos.

Todo mundo sabe como é importante ter bons contatos no mundo corporativo. O networking é algo saudável e ganhou força nos últimos anos graças à tecnologia, porém quem pensa que as redes sociais são as ferramentas mais utilizadas para tal fim, está enganado. O bom e velho e-mail reina como o principal meio para manter um bom relacionamento profissional, pelo menos é o que aponta uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half.

De acordo com o levantamento que entrevistou mais de dois mil diretores financeiros norte-americanos, 50% dos participantes declararam que utilizam o e-mail para fazer networking, contra apenas 18% que preferem as redes sociais. Como comparação, em 2012, apenas 22% utilizavam e-mail como principal ferramenta neste assunto, contra 45% que apontavam as redes sociais naquele momento. Interessante notar que o contato presencial, como durante eventos, foi apontado por apenas 25% como principal meio para fazer networking.

Outros dados da pesquisa mostram que 46% dos entrevistados utilizam e-mail para networking para ficar por dentro de novidades do mercado. Em 2012, por exemplo, o grande interesse (46%) era fortalecer os contatos profissionais.

Networking: dicas para não errar e aprimorar seu relacionamento profissional

1 – Marque presença em eventos que atraem os profissionais do mercado, ou seja, frequente os ambientes que movimentam o segmento de atuação.

2 – Compartilhe conhecimento com outros profissionais, mesmo que sejam iniciantes. Isto cria uma imagem positiva.

3 – Promova cidadania ao participar de eventos beneficentes ou ajudando entidades filantrópicas. Este tipo de ação só traz bons resultados e ainda favorece mais encontros com outros profissionais.

4 – Volte à universidade e participe de projetos com estudantes, contribuindo assim para formação de novos profissionais que em breve também farão parte de sua rede de networking.

Matérias Relacionadas