Home > Marketing > Qual a importância do marketing pessoal na vida profissional? Quais os seus benefícios?

Qual a importância do marketing pessoal na vida profissional? Quais os seus benefícios?

Para desenvolver um bom marketing pessoal é muito importante sempre criar estratégias que visam o futuro e o crescimento da empresa

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia O marketing pessoal pode trazer diversos benefícios para o profissional, assim como a otimização do trabalho e o alcance de suas metas.

O marketing pessoal é uma estratégia que tem por objetivo a manifestação e exaltação da imagem do profissional por meio de ferramentas que possibilitam a apresentação do valor do empregado dentro do mercado. Trata-se de uma forma criativa e eficiente, mas ainda pouco usual, de se destacar em meio à concorrência.

Por meio das estratégias de marketing pessoal, as ações do empregado, bem como suas competências adquiridas, características pessoais e habilidades profissionais podem ser destacadas para o futuro patrão. Com a articulação de um bom discurso, a comunicação será a melhor forma de expor a confiança, explanar as fraquezas e exaltar as qualidades.

Como desenvolver um bom marketing pessoal?

Mostre-se apto para cargos de liderança

Uma das principais ações de marketing pessoal que você deve adotar é mostrar-se como um líder nato, uma característica muito buscada pelas empresas. Porém, para se apresentar e disponibilizar como líder, é necessário que você realmente esteja preparado para assumir este tipo de posição. Para isso, estude, faça treinamentos e se desenvolva profissionalmente.

Seja transparente e verdadeiro

Mentira tem perna curta. Por isso, é importante que você deixe claro os pontos fortes que realmente possui, bem como os pontos que ainda precisam ser melhorados. Seja franco e não tema apresentar fraquezas — afinal, ninguém é bom em tudo.

Tenha visão de futuro

Ser visionário é estar por dentro das novidades e sempre de olho no futuro e no progresso. Saber coordenar os resultados a curto prazo com os de longo prazo é fundamental para a constituição de estratégias que visam o futuro e o crescimento da empresa.

Tenha empatia

Estar em sintonia com a equipe, exaltar a simpatia e manter uma boa energia no ambiente são ações essenciais para a criação de um espaço positivo, em que há dedicação por parte de todos os integrantes da equipe. Use o sorriso como se fosse parte do uniforme de trabalho.

Benefícios do marketing pessoal

  • Melhora na fala em público e quebra da timidez;
  • Autoestima profissional e pessoal em alta;
  • Otimização do trabalho em grupo e alcance de metas;
  • Melhor interação com patrão e colegas de trabalho;
  • Desenvolvimento da confiança e coragem.

Matérias Relacionadas