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Você sabe o que é sound branding?

O sound brand é um conceito empregado no marketing para criar uma relação emocional entre o consumidor e determinada marca por meios de sons

O mercado está cada vez mais exigente, assim, os profissionais de comunicação precisam acompanhar essa mudança de comportamento dos consumidores e usar diversos artifícios para atrair cada vez mais consumidores de um determinado produto.

Uma das técnicas empregadas para fixar a marca é o sound brand. Esse conceito visa que o consumidor reconheça a marca somente ao escutar elementos sonoros que a remetem. Em outras palavras, podemos dizer que é o marketing sensorial, que cria um relacionamento emocional do cliente com a marca. Um exemplo disso é quando ouvimos “Plim Plim” e logo nos lembramos da Rede Globo.

Segundo informações da empresária Zanna, fundadora da Zanna Sound – a primeira agência de sound branding da América Latina – a implantação do sound brand para uma marca faz com que ela se diferencie da concorrência e lhe dê um caráter próprio. Por isso, é imprescindível estudá-la, para em seguida estruturar o perfil e finalmente desenvolver um tema musical.

Algumas empresas já usam esse conceito aqui no Brasil. Dentre elas está o Gru Airport (Aeroporto Internacional de São Paulo), que recentemente redefiniu seu modelo de negócio e sua marca e foi o primeiro aeroporto no país a utilizar o sound brand. A ideia foi criar uma sensação de proximidade dentro do aeroporto. O sound brand foi aplicado na música, na logomarca, nas mensagens aos passageiros que são ouvidas no hall do aeroporto, na chamada de espera, dentre outros locais. No vídeo abaixo é possível ver como foi desenvolvido o trabalho pela agência Zanna Sound.

A rede de varejo Ponto Frio foi a primeira do ramo a utilizar o sound brand no Brasil para dar uma nova identidade à marca. No vídeo a seguir é possível acompanhar como foi o processo de criação do tema musical, da logomarca sonora e da voz que narra a campanha publicitária.

Vale ressaltar que o sound brand tem como foco a valorização da essência da marca, sem se esquecer da importância de se comunicar com o publico externo (os consumidores) e com o público interno (funcionários da empresa), aliando a isso o entretenimento ao produto.

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