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5 dicas para se diferenciar no mercado de trabalho durante a crise

Enquanto o tão esperado emprego não chega, existem formas de se manter ativo

Istock.com / SIphotography Em meio a crise, é necessário se diferenciar para conseguir uma recolocação.

A crise atingiu as empresas de todo o país de maneiras diferentes. Entre tantas medidas para sobreviver aos problemas econômicos, algumas precisaram reduzir salários e jornadas, enquanto outras foram obrigadas a demitir funcionários.

E quem se vê sem emprego sabe o quanto alguns segmentos estão relutantes na hora de contratar, o que torna a busca por recolocação ainda mais penosa e longa. Apesar do cenário, é preciso prosperar e buscar formas de se manter motivado e preparado quando surgir uma nova oportunidade de trabalho.

A especialista de Recursos Humanos da VoxAge, Rubia Martins, separou algumas dicas sobre como tentar driblar o desemprego que tem assolado o país. Confira:

Explore canais diversificados para enviar seu currículo

As redes sociais fazem parte da nossa vida atualmente e podem ser muito úteis na busca por uma oportunidade profissional. Por serem ferramentas gratuitas, muitas empresas se valem de suas redes sociais para divulgar suas vagas. Por isso, é importante conectar-se àquelas empresas que você tem interesse em trabalhar e ficar atento às suas atualizações. Além disso, há uma série de grupos de vagas onde as pessoas compartilham oportunidades e ofertas de emprego gratuitamente e diariamente. Há também diversas consultorias de emprego que não cobram do candidato e que podem ser um grande auxílio na busca de oportunidades.

Mantenha-se atualizado e capacitado

O desemprego e a falta de dinheiro atualmente não servem mais como justificativas para o profissional não buscar uma constante qualificação. A internet está aí para auxiliar-nos neste ponto, com suas várias opções de cursos online gratuitos. Muitas instituições de ensino, de renome inclusive, disponibilizam cursos nestes moldes. Além disso, há vários lugares que promovem palestras presenciais e cursos rápidos sem custo, com o objetivo de divulgarem seus serviços nestes tempos de crise, criando uma relação de ganha-ganha: ganha quem participa do curso e ganha a empresa com seu marketing dirigido.

Não foque suas escolhas em dinheiro

Quando uma empresa está selecionando, ela não espera ouvir de um determinado profissional que ele se candidatou à vaga porque está desempregado e precisa do dinheiro. A empresa quer construir uma relação mais profunda e de longo prazo com seus colaboradores e, por isso, espera que o profissional tenha se candidatado à vaga por outros motivos: porque gosta do que faz, porque se identifica com a empresa, porque quer crescer profissionalmente e assim por diante. Todos nós precisamos ganhar dinheiro para sobreviver, logo, isso não é um diferencial para a empresa escolher você.

Estude a empresa

O candidato que chega a uma entrevista sabendo detalhes sobre aquela empresa, sem dúvidas, ganha pontos imediatamente e se destaca diante dos demais. É importante saber qual é o foco de atuação da empresa na qual você se candidatou à vaga: o que ela faz, qual sua missão e valores, quais são seus principais clientes, entre outras informações que podem ser lidas no site da empresa.

Avalie outras possibilidades para manter-se em movimento

Enquanto o tão esperado emprego não vem, é importante que o profissional se mantenha em movimento. Isso afasta pensamentos negativos, posturas derrotistas e sensações de vazio ou inutilidade que podem vir com o desemprego. Existem muitas ONGs e instituições de caridade que precisam de voluntários. Além dos benefícios acima mencionados, auxiliar uma ONG ou uma causa também expande as redes de relacionamento.

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