Home > Motivação > Erros no trabalho: como identificar e evitar “pecados capitais”

Erros no trabalho: como identificar e evitar "pecados capitais"

Para evitar possíveis erros no ambiente de trabalho, é preciso sempre estar atento se as suas ações estão de acordo com as exigidas pela empresa

mggbox / iStock / Getty Images Plus Os pecados capitais cometidos dentro do ambiente de trabalho são: soberba, inveja, ira, avareza, preguiça, gula e luxúria.

Cometer erros dentro do ambiente corporativo pode trazer diversos danos para o profissional, além de prejudicar os relacionamentos interpessoais, o desempenho da equipe e a imagem da organização. Para manter uma postura profissional e evitar que esses problemas afetem sua imagem, sua produtividade e seu dia a dia de trabalho, é preciso sempre estar atento e verificar se as suas ações estão de acordo com a política exigida pela empresa.

Para evitar erros e atitudes que prejudiquem a carreira, confira como identificar e evitar os “pecados capitais” do ambiente corporativo:

Quais são os pecados capitais do ambiente de trabalho?

Soberba

É caracterizada pela necessidade de receber mais que os outros, mesmo quando a ajuda de um colega foi determinante para a conclusão de uma tarefa. O profissional que apresenta soberba sempre atribui todo o mérito pelo sucesso a si mesmo, acreditando que isso o ajudará a crescer dentro da empresa.

Para evitar esse tipo de erro, é essencial saber reconhecer a importância dos outros e compartilhar o sucesso com os colegas, criando boas relações profissionais e almejando o sucesso a longo prazo.

Inveja

A inveja é um problema bastante comum dentro das empresas, uma vez que muitos profissionais tentam tirar a oportunidade de seus colegas, roubando as ideias dos outros para ficar com o crédito pelo trabalho e se destacar.

Se você quer ter sucesso, entretanto, o ideal é confiar em sua capacidade profissional e trabalhar sua autoestima. Concentre-se em fazer seu trabalho e sempre se dedique ao máximo em suas tarefas.

Ira

Este é um pecado capital demonstrado por meio de raiva, agressividade, desejo de vingança e indignação, destacando-se como um dos piores erros dentro do ambiente corporativo.

Para melhorar esse comportamento e não perder o controle, é essencial canalizar as emoções negativas e transformá-las em ações positivas que farão com que você seja bem visto entre os colegas de equipe e líderes.

Avareza

O profissional avarento quer obter cada vez mais em um curto espaço de tempo, muitas vezes passando por cima de seus colegas e líderes. Esse problema é muito comum dentro do ambiente corporativo, e acontece quando a ambição se transforma em ganância, prejudicando negativamente os princípios do profissional.

Para evitar que esse tipo de erro afete o seu dia a dia, é preciso entender que o sucesso requer muito esforço e trabalho a longo prazo. Em vez de querer se destacar sozinho e passar por cima dos outros, se esforce para que todos de sua equipe cresçam junto com você.

Preguiça

A preguiça faz com que o profissional deixe todas as suas responsabilidades para depois, o que afeta negativamente seu desempenho dentro da empresa e atrapalha o trabalho de toda a equipe.

Para acabar com esse problema, é preciso identificar o que causa essa preguiça e encontrar maneiras de eliminá-la para se tornar mais proativo e motivado em sua vida profissional.

Gula

Por mais que a gula seja definida como a vontade excessiva de comer, ela pode ser adaptada para o mundo corporativo. Nesse caso, ela pode ser traduzida como a vontade constante de ter todas as coisas: cargo, reconhecimento, tarefa, salário, status, ou qualquer outra coisa.

Para manter evitar a gula corporativa, é preciso deixar de lado essa vontade de alcançar o sucesso a curto prazo, mantendo o foco e planejando seu crescimento de uma forma mais cautelosa.

Luxúria

A luxúria pode atrapalhar bastante a vida do profissional, pois ele sente a necessidade de ser invejado pelos seus colegas e precisa sempre demonstrar poder e status.

Para deixar de lado esse sentimento negativo, é essencial tratar as pessoas com humildade e entender que todos dentro da empresa podem crescer, assim como você.

E-book gratuito tudo sobre coaching

Matérias Relacionadas