Home > Motivação > Recursos Humanos e seu papel na motivação dos funcionários

Recursos Humanos e seu papel na motivação dos funcionários

Departamento pode criar ações que mantenham a boa relação entre empresa e funcionários

iStockPhoto / Chagin Departamento precisa criar mecanismos que aumentem o engajamento das equipes.

Pelo fato de trabalhar diretamente com pessoas, o departamento de Recursos Humanos das empresas possui um papel todo especial na hora de motivar os funcionários. Quanto mais felizes e engajados eles estiverem para desenvolver as tarefas, mais resultados positivos eles trarão.

Geralmente, quando se fala em Recursos Humanos muitos conceituam essa área como aquela responsável por atividades relacionadas a contratações e demissões e por garantir que a comunicação entre os funcionários se dê de forma clara e assertiva. Entretanto, não é de hoje que as funções de quem atua nesse departamento se ampliaram e ganharam novas diretrizes. E estimular os funcionários de maneira constante é apenas uma delas.

O desafio de motivação das equipes em alta

Com a missão constante de mudar percepções – uma é levar os funcionários a se sentirem peças essenciais e não apenas números, como era no começo da Revolução Industrial – quem atua no departamento de RH precisa, antes de implantar estratégias de motivação, conhecer as pessoas individualmente, juntamente com seus anseios, de forma que as ações desenvolvidas possam atingir a equipe por inteiro. Cada departamento da empresa tem suas particularidades e é preciso que todo projeto leve esse ponto em consideração, de maneira que nenhum funcionário se sinta esquecido.

Festas de final de ano, atividades especiais em fins de semanas esporádicos e outros eventos ao longo do ano fazem, sim, parte das atividades que ajudam as pessoas a se sentirem mais motivadas e a se engajarem melhor nas empresas onde trabalham, mas os efeitos dessas injeções de ânimo e seus efeitos não duram muito tempo. Sendo assim, o trabalho de motivação dos profissionais de Recursos Humanos precisa ser mais efetivo.

Não existe uma cartilha a ser seguida nesse processo, mas a criatividade dos profissionais de Recursos Humanos precisa estar alinhada com as expectativas dos funcionários. Por exemplo: o que mais atrai os profissionais hoje são reconhecimento e planos de carreira. Então ações como treinamentos externos e in company, processos seletivos internos, bons benefícios, bonificações e atividades de integração social são algumas das estratégias que podem ser trabalhadas.

Motivação não é apenas a função de um líder

Dentro de uma equipe um líder é considerado o responsável por manter a energia dos funcionários sempre em alta. Mas é importante que o departamento de Recursos Humanos participe dessa missão, uma vez que cada líder vai criar sua própria estratégia para motivar seus funcionários e alcançar bons resultados. O líder pode pensar apenas na sua equipe, mas o RH deve pensar sempre de maneira macro, favorecendo a criatividade e a autorrealização dos funcionários.

Matérias Relacionadas