Home > Gestão de Pessoas > Saiba como a cultura organizacional pode influenciar no trabalho dos colaboradores

Saiba como a cultura organizacional pode influenciar no trabalho dos colaboradores

UberImages / iStock / Getty Images Plus A cultura organizacional tem como principal objetivo fazer com que todos dentro da empresa cresçam e se desenvolvam juntos.

A chamada cultura organizacional é a personalidade da empresa, o que abrange todos os costumes, hábitos, comportamentos, crenças, valores e política interna e externa da organização. Tudo isso influencia e interfere diretamente, de forma positiva ou negativa, no dia a dia dos colaboradores.

O principal objetivo da cultura organizacional é fazer com que todos os colaboradores cresçam e se desenvolvam juntos, de modo que todos sejam cada vez mais produtivos e motivados a fazer seu trabalho. Para que isso aconteça, porém, é imprescindível que a organização esteja bem alinhada com seus princípios, metas e com a sua gestão — de modo a garantir satisfação e qualidade.

Por saber a grande importância dessa estratégia, muitas empresas estão apostando em ações para aprimorar e melhorar constantemente sua cultura organizacional, a fim de agradar seus colaboradores e garantir que eles tenham experiências diárias mais prazerosas e que poderão aumentar sua motivação, produtividade e vontade de cooperação.

Para Michael D. Watkins, empresário e professor da IMD Business School, a cultura organizacional é moldada por incentivos, recompensas financeiras e não financeiras, além de reconhecimento, avanço e até mesmo punições. Ele ainda aponta, em seu artigo publicado pela Harvard Business Review, que “o propósito crucial da cultura é orientar as pessoas a encontrar a ‘realidade’, fornecendo uma base de alinhamento de objetivos e ações compartilhadas”.

Vale lembrar que existem diferentes tipos de cultura organizacional, e a empresa precisa estar em constante transformação e seguir as mudanças e tendências do mercado, mas sem perder sua essência e seus valores.

6 benefícios da cultura organizacional

A cultura organizacional pode trazer diversos benefícios tanto para empresa como para os colaboradores. Afinal, é por meio dessa estratégia que será possível crescer, alcançar o tão sonhado sucesso e se destacar em meio à concorrência. Para entender todas as vantagens trazidas por esse processo, confira as principais a seguir:

  • Aumento da produtividade dos colaboradores;
  • Funcionários mais felizes e cooperativos;
  • Foco no crescimento e desenvolvimento das carreiras;
  • Diminuição dos conflitos internos;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • Comunicação mais clara e objetiva.

Matérias Relacionadas