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Saiba como ter motivação no trabalho em equipe e superar problemas de relacionamento

A capacidade de realizar projetos em grupo é cada vez mais valorizada, principalmente com a tendência das equipes multidisciplinares. Conheça um conjunto de posturas de líderes e colaboradores capazes de auxiliar nesses processos

Foto: © Depositphotos.com / ridofranz

A capacidade de trabalhar em equipe tem se tornado um diferencial estratégico de maior importância nas organizações. A tendência é, inclusive, a de formar equipes cada vez mais multidisciplinares, com funcionários dotados de experiências profissionais e formações bastante diferentes uns dos outros. Esta pluralidade é valorizada, sobretudo, quando existe a necessidade de criatividade e inovação.

Porém, nem sempre é simples e fácil fazer com que pessoas diferentes – cada uma delas com suas próprias expectativas, experiências prévias e necessidades – trabalhem juntas e motivadas na execução de um projeto. Para que tudo flua de forma satisfatória tanto em termos de produtividade quanto da manutenção saudável dos relacionamentos, é importante a presença de um líder preparado para trazer coesão, senso de equipe e evitar desavenças que possam surgir.

Uma das principais estratégias para que um trabalho em equipe funcione é a transparência em relação às responsabilidades dos envolvidos. Ao compreender a extensão de sua participação no projeto e também os impactos de suas ações no trabalho dos companheiros de equipe, o colaborador tende a apropriar-se mais e melhor de suas atividades, respeitando o espaço reservado dos outros colaboradores no processo. É evidente que em muitos momentos será necessária a atuação do colaborador para além do que em princípio fora determinado como sua alçada. Porém, estes desvios serão vistos como atos claros de cooperação.

Outro fator muito importante para que o trabalho em equipe funcione e motive é a clareza na comunicação. E aqui há alguns cuidados especiais. O primeiro deles é que todos tenham acesso às informações cruciais do projeto e aprendam a identificar quais são os dados que poderão impactar no trabalho dos colegas. Atentar para a comunicação evita que erros sejam cometidos e trabalhos sejam ser refeitos, o que costuma gerar muito estresse.

A construção do sentimento de “todos no mesmo barco” também é fundamental. É altamente motivador lembrar-se não apenas dos ganhos individuais com o sucesso de um projeto, mas também a forma como este beneficiará a todos os envolvidos. Os membros da equipe devem comemorar cada etapa alcançada, bem como todos os resultados – e esta atitude precisa ser incentivada pelo líder. É da alegria das pequenas conquistas que virá parte da energia que levará ao sucesso final.

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Não menos importante é a manutenção de um clima de cooperação e companheirismo dentre os membros da equipe. Isso não significa que todos precisam ser amigos, trata-se da compreensão de que todos são importantes, a seu modo, para o sucesso daquele projeto. Fofocas, intrigas, atitudes negativas e agressivas devem ser evitadas a todo custo. Caso surja uma desavença mais séria, cabe ao líder intervir e, através do diálogo, buscar uma solução que possibilite o encaminhamento dos trabalhos em um clima mais pacífico e produtivo.

Por fim, a motivação ganha força quando todos sentem os seus esforços reconhecidos. E esta é uma responsabilidade não apenas do líder, mas também dos membros da equipe, que podem e devem dar força e apoio moral aos colegas. Tudo para que, também juntos, todos possam comemorar os ganhos e aprendizados do trabalho realizado.

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