Home > Opinião > Aposentadoria: 4 orientações para garantir a sua

Aposentadoria: 4 orientações para garantir a sua

Salapao2u / iStock / Getty Images Plus Para garantir a sua aposentadoria e conquistar a sua independência financeira, é preciso poupar mensalmente, reduzindo ou eliminando gastos desnecessários.

Vejo muitos profissionais trabalhando arduamente todos os dias, garantindo sua renda atual sem a preocupação de poupar para o futuro. Mas é justamente nessa fase “produtiva” que é preciso destinar parte da renda para o futuro.

A aposentadoria sustentável deve ser o sonho de longo prazo de qualquer profissional, algo a ser conquistado daqui há dez anos ou mais. Pensar em algo tão distante não é habitual, mas a educação financeira vem justamente para gerar a mudança comportamental nas pessoas.

Se pararmos para pensar, a vida passa muito rápido e logo desejamos deixar de trabalhar por necessidade e fazer isso apenas por prazer, se quiser. Falo aqui do sonho da independência financeira, de conquistar a quantia que lhe permita viver apenas dos rendimentos.

Quatro passos para garantir sua aposentadoria sustentável

1- Estabeleça seu número

Considere o padrão de vida que deseja ter quando deixar de trabalhar. Lembre-se de gastos como plano de saúde, moradia, alimentação e lazer.

Defina com quantos anos deseja parar de trabalhar por obrigação, assim saberá quanto meses tem para poupar até lá.

Por fim, entenda que você precisa poupar uma quantia que renda o dobro de seu padrão de vida. Assim você retira parte do rendimento mensalmente e deixa a outra parte para que o fundo se recapitalize.

2- Poupe mensalmente

Faça um diagnóstico financeiro para saber para onde exatamente vai cada centavo do seu dinheiro. Assim você saberá quais despesas pode reduzir ou eliminar para poupar mensalmente e alcançar seu sonho de longo prazo, a aposentadoria sustentável.

3- Use rendas extras

13º salários, bônus, participação nos lucros da empresa… Use todas as suas rendas extras para aproximar a data de conquista do seu sonho de longo prazo. Se já tiver uma poupança para este propósito, aporte esse valor no investimento.

4- Invista no melhor fundo

Invista em um fundo adequado para os sonhos de longo prazo, como a Previdência Privada e os Títulos do Tesouro Direto. Se preferir diversificar para um fundo mais agressivo, como ações, por exemplo, destine no máximo 10% do valor total, evitando colocar em risco essa reserva tão importante.

E-book gratuito tudo sobre coaching

Matérias Relacionadas