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Cansaço emocional: superando o desgaste para liderar a equipe rumo aos seus objetivos

© Depositphotos.com / pressmaster Quando não identificado e tratado como se deve, o cansado ganhar status de esgotamento.

O cansaço emocional é causado pela forma com que o indivíduo lida com as obrigações, problemas e frustrações do dia a dia no ambiente corporativo. O desgaste metabólico que o cansaço emocional desencadeia pode levar ao esgotamento emocional.

Confira os principais sintomas do cansaço emocional:

Problemas na memória;
Ansiedade;
Irritabilidade;
Tristeza;
Angústia;
Insônia ou sono em excesso;
Acordar sentindo-se cansado;
Problemas digestivos;
Palpitações cardíacas;
Queda na imunidade;

Dicas para superar o cansaço emocional e melhorar a produtividade

Preste atenção aos sinais físicos
Caso as pressões psicológicas estejam interferindo no seu rendimento e da sua equipe e também comprometendo sua saúde, trazendo dores físicas ou doenças mais sérias como hipertensão, gastrite, ansiedade e depressão, é hora de parar e olhar para suas emoções.

As manifestações do nosso corpo são uma forma de comunicação emocional e funcionam como um sinal de alerta que indicam que algo não vai bem.

Aprenda a falar não
O líder sempre assume muita responsabilidade e a pressão por resultados dos colaboradores acaba caindo sobre o gestor. Caso você esteja com mais atividades do que pode assumir no momento, reflita se você não está com uma atitude muito centralizadora. É importante identificar as prioridades e delegar tarefas. Todos os profissionais têm seus próprios limites e para não se sobrecarregar, aprender a falar não é essencial – inclusive para si mesmo.

O descanso é sagrado
O cansaço emocional pode ter origem física ou mental. É importante entender que tanto o corpo como a mente precisam de descanso. Ter momentos para relaxar e desligar do trabalho é fundamental para manter o desempenho profissional e conquistar seus objetivos dentro da empresa. Caso contrário, a criatividade e a produtividade estarão comprometidas.

Cuidado com o perfeccionismo
Uma das principais funções de um líder é cobrar um bom desempenho e os melhores resultados possíveis da sua equipe. Porém, o perfeccionismo pode ser um grande vilão quando se ocupa papel de chefia dentro de uma empresa. É preciso cuidado para não canalizar toda energia com pequenas atividades e acabar desgastando e sobrecarregando você e sua equipe. Aprender a lidar com os erros (os seus e o dos outros) é essencial para manter um clima agradável, atingir resultados e manter-se saudável.

Equilíbrio Emocional
Ter entendimento e controle sobre suas emoções e como elas interferem na sua vida profissional possibilita lidar de forma proporcional com todas as situações. Ao desenvolver sua Inteligência Emocional e autoconhecimento você conquista ferramentas para lidar melhor com as demandas profissionais, cria empatia com seus colaboradores e melhora significativamente o desempenho de todos da equipe.

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