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Como lidar com o complexo de superioridade

© Depositphotos.com / Iridi Os indivíduos que possuem o complexo de superioridade, muitas vezes acham que estão acima das outras pessoas.

Pessoas com complexo de superioridade precisam, com muita frequência, exaltar suas conquistas e qualidades. Atitudes que acabam tornando-a uma companhia desagradável.

É muito comum ouvirmos falar sobre complexo de inferioridade no ambiente corporativo: profissionais inseguros, com baixa autoestima e que se sentem inferiores em relação ao restante da equipe. Pouco se fala sobre o complexo de superioridade – que atinge muitas pessoas e deixa um clima pesado no trabalho por ser difícil lidar com a arrogância e inconveniência de profissionais que sofrem com esse problema.

Na maioria das vezes, esses indivíduos realmente acreditam que estejam acima dos demais, que são mais competentes, inteligentes e que todas suas ações e ideias são melhores.  O grande problema é que, para se sentir bom o suficiente, esta pessoa normalmente inferioriza os colegas e colaboradores e age como dono da verdade, atrapalhando a rotina e até os resultados dos demais.

Quem sofre de complexo de superioridade, na realidade é uma pessoa insegura. Por mais que afirme o contrário, este profissional duvida da sua própria capacidade e competência e sentir-se superior é, na verdade, um mecanismo para camuflar seus medos e inseguranças.

Principais comportamentos de profissionais com complexo de superioridade

  • Hábito de se vangloriar o tempo todo;
  • Achar que colaboradores ou colegas são inferiores e menos inteligentes;
  • Necessidade de inferiorizar os demais;
  • Apontar apenas os defeitos e exagerar nas comparações;
  • Acreditar que só terá reconhecimento por meio das suas realizações e conquistas;
  • Visão distorcida e exagerada sobre suas capacidades;
  • Não conseguem esconder o sentimento de inveja;
  • Preocupação excessiva com a opinião das pessoas;
  • Costumam ser extravagantes;
  • Possuem dificuldade em receber críticas e reconhecer suas falhas;
  • Necessidade de se justificar o tempo todo.

Como lidar com colegas que sofrem com complexo de superioridade?

Estabeleça limites

Defina o que é e não é aceitável e estabeleça seus limites de forma clara. Fale com tranquilidade sobre o que é preciso para realizar as demandas do trabalho da melhor maneira possível.

Exponha suas ideias

Fale sobre suas ideias e exponha seus argumentos de forma tranquila e com confiança. Ao manter a calma e ouvir o que a pessoa tem a dizer, você evita conflitos. Caso a pessoa esteja equivocada, apenas revele a fraqueza dos argumentos que ela está apresentando e assim abra caminhos para que sua posição seja ouvida.

Entenda o problema

Pessoas que sofrem com complexo de superioridade são inseguras e duvidam da sua própria capacidade. Para se sentirem melhor costumam nivelar as pessoas por baixo. Ao reconhecer esse comportamento, destaque os pontos fortes do seu colega e exponha isso. Assim a necessidade de autoafirmação será amenizada.

Foque no resultado da equipe

Quando o comportamento do profissional com complexo de superioridade estiver interferindo negativamente no resultado e na missão da equipe, traga o foco apenas para a realização do trabalho coletivo, assim é possível reduzir a concorrência individual.

Como vencer a necessidade de ser o melhor

Caso você possua o complexo de superioridade, entenda que as outras pessoas não precisam estar erradas para você estar certo. As pessoas não precisam perder para que você ganhe. Existe espaço para todos e cada um possui suas próprias conquistas e qualidades.

Invista no autoconhecimento, assim encontrará mais motivos para confiar em si mesmo e se sentir capaz. Conhecer sua história de vida, sua personalidade, forças e fraquezas permite que você tenha uma visão clara do seu potencial.

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