Home > Opinião > Desenvolvimento da competência e da autoliderança para o sucesso no mundo competitivo e de mudanças

Desenvolvimento da competência e da autoliderança para o sucesso no mundo competitivo e de mudanças

iStock.com / stefanamer O desenvolvimento da autoliderança é um processo contínuo.

No ano em que sedia os Jogos Olímpicos, o Brasil nos lembra a história de performance dos atletas e verificamos que, além do preparo técnico diário, é preciso investir também em desenvolvimento comportamental por meio da educação pessoal e o desenvolvimento da autoliderança.

O líder se destaca no atual cenário de competição e mudança constante por buscar novas competências para interpretar a realidade, identificar oportunidades mesmo em situações adversas, possuir visão estratégica, capacidade de tomar decisões sob pressão e assumir responsabilidades.

A competência está relacionada à competitividade e à conquista de resultados positivos constantemente. Por essa razão, os mundos corporativos nacionais e internacionais investem no desenvolvimento do capital humano, reforçando o diferencial do profissional e os valores que ele agrega para a organização, dentro dos seus objetivos estratégicos, em contextos cada vez mais difíceis e competitivos.

Nos últimos anos, a liderança tem sido a tônica dos maiores investimentos em educação corporativa. De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), 42% das verbas das empresas destinam-se à formação de líderes.

Estamos realizando um programa de desenvolvimento da competência para servir de base para qualquer profissional. O curso Autoliderança transformadora (L2), bate recorde de público em sua carta visita à região de Uberlândia, MG.

O programa visa desenvolver e potencializar a autopercepção e o autoconhecimento dos líderes em quaisquer áreas de atuação, capacitando-os para uma atuação assertiva e focada, além de engajar seus colaboradores em prol da produtividade, aprimoramento do desempenho empresarial e ambientes corporativos de confiança e cooperação, mesmo em cenários competitivos, internos e externos.

Ao longo de 32 anos desenvolvendo líderes, observamos muitos profissionais que, apesar de capacitados, enfrentam dificuldades de crescer no trabalho, por estarem aprisionados a crenças limitantes, geradoras de dificuldades para enfrentar os diferentes desafios e obstáculos oriundos da percepção negativa das potencialidades individuais e inferências que limitam a capacidade total de realização humana.

A autoliderança promove, por meio de suas vivências, a conscientização do que precisa ser mudado, a oportunidade de uma maior conexão consigo mesmo e um significado consciente das suas ações e do seu trabalho, em especial da sua condição de exercer seu papel de líder. Desenvolver as competências para alcançar a autoliderança e gestão é um processo contínuo e necessário para toda a vida, para que, assim, o sucesso no mundo competitivo e de mudanças diárias seja efetivo.

E-book gratuito tudo sobre coaching

Matérias Relacionadas