Home > Opinião > Os 06 Elementos para encontrar um Trabalho Ideal para você

Os 06 Elementos para encontrar um Trabalho Ideal para você

© Depositphotos.com / ridofranz O segredo é se especializar em algo que ajude outras pessoas.

Todos nós queremos um trabalho que seja agradável e significativo ao mesmo tempo, mas o que isso realmente significa?

Alguns profissionais imaginam que a resposta seja descobrir a paixão deles em uma ideia mirabolante que vem à cabeça em um momento de inspiração divina. Outros pensam que os elementos-chave para o trabalho dos sonhos é que ele seja fácil e pague muito bem. É tentador.

Um trabalho realizado pela 80,000 Hours (80,000 Horas, em tradução livre), organização sem fins lucrativos vinculada à Universidade de Oxford, que realiza estudos e pesquisas sobre o impacto da carreira na vida das pessoas, revisou mais de 60 estudos e duas décadas de pesquisas sobre a vida e carreira das pessoas. Eles chegaram a uma conclusão interessante e vou explorá-la com você.

O estudo encontrou seis ingredientes-chave para um trabalho dos sonhos. Por incrível que pareça, nenhum deles inclui renda e não são tão simples como “siga sua paixão”.

O estudo aponta, inclusive, que seguir sua paixão pode “extraviar” o seu caminho. Tomemos como exemplo Steve Jobs que era apaixonado por Budismo antes de entrar no mundo da tecnologia. Outro exemplo foi Condoleezza Rice, cientista política e Secretária do Estado Americano no Governo Bush (2005-2009), que era uma musicista talentosa antes de começar a estudar política.

Em vez disso, você pode desenvolver sua paixão ao fazer o trabalho que você vai achar agradável e significativo. A chave é ficar bom em algo que ajude outras pessoas.

Os ingredientes do trabalho dos sonhos

1. Trabalhe no que você é bom fazendo
2. Trabalho que ajuda aos outros
3. Trabalho que permita você entrar no estado de flow (liberade, variedade, tarefas claras, feedback do seu desempenho)
4. Colegas colaborativos
5. Trabalho que preencha suas necessidades básicas: pagamento justo, horas trabalhadas razoáveis, trajeto curto.
6. Um trabalho que se encaixe com a sua vida pessoal e estilo de vida que quer levar.

Mais importante, foco em se tornar bom em algo que ajude os outros.

Normalmente, as pessoas tentam descobrir o trabalho ideal para elas pensando em diferentes trabalhos, ocupações e cargos e imaginando o quanto se veem satisfeitas nesta função. Apesar de importante, esta opção é superficial e dificilmente elas encontrarão algo que faça sentido em uma ideia ou sacada que “acenda” como uma lâmpada em suas cabeças.

As pesquisas e os resultados do meu trabalho como Coach de Carreira com meus clientes mostram que existem métodos melhores e mais eficazes. A autorreflexão e o autoconhecimento são poderosos meios de se encontrar e construir este caminho.

Os 04 passos para aplicar os seis ingredientes na sua própria carreira

Estes seis ingredientes, especialmente os “ajudando os outros” e “sendo bom no que você faz”, são o que deve focar no longo prazo para sua carreira. Abaixo estão 04 passos para ajudar você a aplicá-los agora mesmo.

Passo 1: use os seis ingredientes para fazer algumas comparações. Escolha duas ou três opções de trabalho que lhe interessam e distribua pontos de 1 a 5 para elas em cada um dos seis ingredientes.

Para facilitar e incentivar você, pode imprimir e usar a tabela abaixo para este exercício.

Elementos para encontrar o trabalho ideal.

Passo 2: os seis ingredientes são o ponto de partida. Provavelmente existem outros fatores que são importantes para você, acrescente-os nas linhas em branco da tabela e distribua pontos a eles também.

Passo 3: as três perguntas abaixo podem trazer reflexões e aprendizados importantes sobre você mesmo. Pare por 05 minutos para refletir e respondê-las, você vai se surpreender. Responda-as na mesma folha da sua tabela.

1. Em quais ocasiões você esteve mais satisfeito e realizado no passado? O que estas ocasiões tinham em comum entre elas?
2. Imagine que acabou de descobrir que vai morrer em 10 anos. Passaria seu tempo restante fazendo o quê?
3. Você consegue tornar algum dos seis ingredientes mais específico? Por exemplo, em que você mais gostaria de ajudar as pessoas? Ou com que tipo de pessoa você mais gostaria de trabalhar?

Passo 4: Agora com as respostas e a tabela preenchida, escolha de 4 a 8 fatores-chave que são mais importantes e o que um trabalho ideal para você deve ter.

Mãos à obra! A vida acontece agora, não no passado, nem amanhã e muito menos no futuro.

Vou adorar saber sobre seus resultados e suas respostas, me conte o que descobriu: coach@ericarruda.com.br

E-book gratuito tudo sobre coaching

Matérias Relacionadas